“Quem me viu, viu o Pai”
6 de maio de 2023Se alguém me ama, guardará a minha palavra…
8 de maio de 202307/05/2022 – 5º domingo da Páscoa – “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”
Que a luz do Santo Espírito, nos conduza no discernimento do caminho de seguimento de Jesus: verdade e vida.
“Jesus, tu és a luz, dos olhos meus, Jesus, brilhe essa luz nos passos meus, seguindo os teus”
Evangelho de Jesus Cristo segundo João 14,1-12
Leitura – O que diz o texto?
Leia o texto com calma, contemple cada versículo com os olhos e coração, entre gradativamente na cena. Neste 5º domingo da Páscoa, o evangelho narra parte do discurso de despedida de Jesus, que inicia dizendo: “Não se perturbe o vosso coração!…” A seriedade do momento, deixa o grupo triste, apreensivo. As palavras de Jesus procuram reanimar o grupo, orientar o rumo. Os exorta a crer, n’Ele e no Pai. Afirma que para onde vai, irá preparar um lugar para todos e que eles sabem o caminho e se apresenta, respondendo a Tomé que diz não saber o caminho: “Eu sou, o caminho, a verdade e a vida”. Para chegar a Deus, o caminho é Ele próprio. Diz à Filipe, que pede para ver o Pai, que creia: Ele está no Pai e o Pai Nele.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Silencie. Escuta a Palavra de Jesus que diz: “Não se perturbe o vosso coração”. Está firme sua fé em Deus e em Jesus? Nestes tempos de inversão de valores, da verdade, da exaltação de falsidades, fake News… Jesus se faz presente e orienta ser “O Caminho”. Qual caminho se faz necessário para acolher Jesus e o Pai na vida pessoal e da comunidade? Qual apelo Ele dirige hoje ao seu coração?
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Apresente a Jesus e ao Pai o que se passa em seu coração… alegrias, inquietações… o desejo de não perder a direção, não desviar o olhar de Jesus: “ O caminho, a verdade e a vida”, Ele que é o companheiro fiel e quem conduz ao Pai. Agradeça o dom da fé e a presença divina em sua vida.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Contemplamos a incompreensão de Tomé e Filipe, mesmo caminhando e ouvindo Jesus durante tanto tempo, ao longo da convivência e presenciando as obras por Ele realizadas. Percebemos, também em nós cristãos, limitações e incompreensões. Reflita: qual passo é preciso dar, para amadurecer seu relacionamento e a fé em Jesus, em Deus.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Jesus afirma: “Quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas”. Como Jesus, fiel ao Pai, nós também reafirmamos nossa fé, mantendo os olhos fixos no caminho ensinado por Ele, que nos conduz à verdade e à vida. Renovemos o compromisso com a verdade e a defesa da vida para todos, com ações que inibam a cultura da violência e das notícias falsas que promovem a morte, seja por todos rejeitada.
Ana Angélica Ribeiro – Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2.