“Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim”
12 de maio de 2022“Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi”
14 de maio de 2022Sexta-feira, 13 de maio de 2022.
Jo 14,1-6 – “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.
1) Leitura: O que o texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
A sociedade moderna nos enche de preocupações. Não é incomum sentirmo-nos deslocados e sem lugar. Diante de tantas opções, ficamos com a sensação de estarmos perdidos. Não precisamos viver assim. No Reino de Deus há muitas moradas e lugar para todos; e a sua Igreja, como Mãe e Mestra, deve também acolher a todos. O caminho para a vida plena é o seguimento a Jesus; só Ele é capaz de nos conduzir ao Pai. Jesus é o “Caminho, a Verdade e a Vida”.
2) Meditação: O que o texto me diz?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Ter um projeto de vida, um ideal, é essencial para nosso crescimento pessoal e comunitário. Jesus prometeu preparar uma morada, em seu Reino, para os seus. Alcançarei essa morada à medida que eu for capaz de aderir minha vida ao Ressuscitado e viver plenamente minha vocação cristã, que é ser outro Cristo presente no mundo.
3) Oração: O que o texto me faz dizer?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Senhor Jesus Cristo, expressão do Pai, Deus de Amor e de Bondade, ajuda-me a viver minha vocação batismal. Que eu seja outro Cristo na vida de meus irmãos e irmãs e que, no cotidiano da vida, eu consiga seguir seus passos, sendo presença de Deus na vida de todos.
4) Contemplação: O que o texto faz em mim?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
“Esforcemo-nos para estar no Caminho, à luz da Verdade, para alcançar a Vida!” Jesus é o Senhor da história, é Ele que devemos seguir.
5) Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
O seguimento a Jesus é comprometedor. Que tenhamos consciência da importância desse discipulado.
Pe. Lúcio Flávio Galvão Camargos é presbítero e Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Divinópolis/MG; membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste II da CNBB.