Estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos.
2 de maio de 2022“Que eu não perca nenhum daqueles que vem a mim…”
4 de maio de 2022TERÇA FEIRA – 03/Maio/2022
3ª SEMANA DA PÁSCOA – Evangelho de Jo 14,6-14
“Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”. (Jo 14,6)
Inicie com uma oração ou um canto ao Espírito Santo pedindo-lhe luz.
Feche os seus olhos e acalme o coração. Sinta a presença de Jesus em sua vida.
Refrão meditativo: Eu Sou o Caminho · José Acácio Santana, Coral Acorde Coração
Eu sou o caminho, a verdade e a vida,
Eu sou o caminho, a verdade e a vida!
- Ninguém chegará ao pai, se não por mim, porque eu sou o caminho.
- As palavras que eu proclamo não são minhas, são do pai que habita em mim;
- Quem me ama guardará minha palavra, nele o pai fará morada
- Em meu nome o pai enviará o santo Espírito, para vos lembrar de tudo.
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chama atenção.
Na narrativa do evangelho de hoje, o evangelista João nos apresenta Jesus conversando com seus discípulos sobre retornar para o Pai. Felipe manifesta o desejo de conhecer o Pai e Jesus lhe diz: “Há quanto tempo estou com vocês e não me conheces? Quem me viu, viu o Pai. Não crês que estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que vos falo, não as falo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza suas obras”. Diz ainda: “Quem crê em mim, fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, pois eu vou para o Pai. E o que pedirdes em meu nome, eu o farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que mais chama atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia novamente o texto na bíblia. Jesus nos fala que vai à frente e vai preparar um lugar para nós, junto dele. Como Felipe, o nosso maior desejo é conhecer o Pai, querer vê-lo e isso basta. Mas Jesus nos mostra que quem o vê, vê o Pai. Jesus nos fala de uma verdadeira relação e identificação entre ele e o Pai e pede que acreditemos nele. E é possível acreditar se ampliarmos o olhar e abrir o coração para ver as obras que ele realiza. Acreditas? Jesus é o caminho que nos leva à plenitude eterna.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
A oração é uma conversa com Deus. Podemos expressar nossos sentimentos de alegria, mas também nossas angústias. É ele quem nos prepara. É ele quem nos leva ao Pai. Peça, na confiança e na certeza de que ele te mostrará o caminho.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Contemple a cena, sinta-a. Jesus dialogando com Felipe sobre conhecer o Pai. E Jesus faz a pergunta: “Não acreditas que estou no Pai e o Pai está em mim Crede, ao menos, por causa destas obras”. Qual seria a minha reação ouvindo Jesus? Acreditaria? Ele diz: “Sou o caminho, a verdade e a vida”. Experimento sua presença verdadeira e sinto essa perfeita harmonia que há entre Jesus e o Pai.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, descubro o caminho a seguir – Jesus Cristo. Que compromisso posso e devo assumir diante das dificuldades presentes, que me leva a realizar obras semelhantes às de Jesus? Como posso ajudar?
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo horizonte.