“Tu tens palavras de vida eterna”
24 de abril de 2021“Eu sou a porta das ovelhas”
26 de abril de 2021Dia 25/04/21 – Domingo 4º domingo da Páscoa – Jo 10,11-18: “Eu sou o Bom Pastor”
- Leitura. O que diz o texto?
Jesus continua a parábola do pastor e o rebanho. Anteriormente ele se definiu como porta e agora se intitula como o bom pastor. O evangelista está retomando aqui o texto de Ez 34 para dizer que Jesus é o “belo e verdadeiro pastor”. A imagem do pastor que conduz e protege o rebanho é usada muitas vezes na bíblia. Deus é pastor, o rei é pastor. Jesus é um pastor fiel, que cuida e reconduz. Pastor verdadeiro, que não quer colocar limites na sua ação pastoral. Sua missão é universal e as ovelhas de outro curral também serão guiadas para que escutem sua voz. O conhecimento entre ovelha e pastor é mútuo, numa relação de intimidade e confiança, da mesma forma como Jesus é íntimo do Pai.
- Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Deus é o pastor do seu povo. Está comprometido com seu rebanho e chama a cada um de nós pelo nome. Jesus, fiel ao projeto do Pai, assume essa missão pastoral e dá a vida por suas ovelhas. Não é um mercenário que simplesmente quer explorar as pessoas. Que esta Palavra de Deus que ouvimos possa ecoar em nosso coração: “O Senhor dá a vida por nós”.
- Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
A Palavra fala aos nossos sentimentos… ela faz brotar em nós uma resposta de amor. Sinta agora o cuidado amoroso e carinhoso de Deus, como um pastor que acaricia sua ovelha machucada. Senhor, obrigado por sempre se preocupar conosco, mesmo em nossas fragilidades. Dá-nos ouvidos atentos para escutar a voz fiel do seu Filho Bom Pastor. Dá-nos coragem e aumenta a nossa fé para nos colocarmos em seus ombros, junto com nossa vida, nosso cansaço, nossa angústia.
- Contemplação. O que o texto faz em mim?
O nosso olhar se dirige a Jesus. O nosso olhar se mantém no Senhor. Imagine-se nos ombros do Bom Pastor Jesus. Nos momentos mais difíceis, ele nos carrega e cuida. Ele dá sua vida por nós, livremente. Ninguém toma a vida dele. Tudo é graça, Deus nos conduz.
- Ação. O que o texto me faz agir?
Vamos imitar a Jesus e sermos também bons pastores e pastoras, no cuidado do próximo. Pelo Batismo, participamos da tríplice missão de Jesus: Sacerdote, Profeta e Rei (Rei-Pastor). Isso é viver o nosso Batismo, na confiança de que somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil.