O bom pastor dá a vida por suas ovelhas!
21 de abril de 2024Eu e o pai somos um!
23 de abril de 202422 de abril, 2ª feira, 4ª Semana Páscoa
Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Acalme os pensamentos e respire fundo. Sinta o próprio corpo. Escute o seu coração.
Invoquemos a presença do Espírito Santo para que Ele nos ilumine e conduza nesse encontro com a Palavra de Deus. Abra a sua Bíblia e inicie a leitura de João 10,1-10.
1. Leitura: O que o texto diz?
No Evangelho de hoje, destacam-se duas coisas importantes. A primeira é que Jesus se apresenta como “a porta do redil”. E a segunda é que, “aqueles que vieram antes de mim são ladrões e bandidos”. Mas o que isso quer dizer? Primeiramente deve-se compreender que o significado da palavra redil ou aprisco é muito utilizado para se referir ao átrio do Templo. Então, no v. 7, pode-se compreender que Jesus se apresenta como a porta ou meio de salvação da humanidade. Por meio dele, todos se reunirão num único rebanho, sob o mesmo Pastor. Não mais no Templo de Jerusalém ou na sinagoga, mas na comunidade cristã. Depois ele fala dos que vieram antes dele e prometeram salvação e prosperidade. Eles são ladrões e bandidos, pois na hora da dificuldade, abandonavam o povo. Jesus, pelo contrário, dá a sua vida para que todos tenham a vida eterna.
2. Meditação: O que o texto me diz?
Com o texto de Jo 10,1-10 ainda em mãos, o que mais lhe chamou a atenção? Você compreende o que significa o ato do pastor entrar pela porta ou chamar as ovelhas e elas compreenderem a sua voz? Todo pastor deverá conduzir o rebanho de Cristo, ensinando o Evangelho anunciado. Se ele não prega a Boa Nova, com exemplo de vida, então é um ladrão e salteador. É dever de todo cristão escutar a voz dos seus pastores, para não cair nas mãos dos ladrões que só querem destruir o rebanho. Procure refletir, se você está ouvindo a voz do pastor ou agindo conforme a sua própria vontade. É Deus quem te conduz ou é você que quer ditar a vontade do Senhor? Deixe a Palavra adentrar no seu coração e lhe transformar numa pessoa nova.
3. Oração: O que o texto me faz dizer para Deus?
Neste momento se coloque diante de Deus. E na sua intimidade, peça que Ele lhe transforme. Abra seu coração, para que você possa escutar a voz do Senhor e a graça seja derramada em sua vida. Proclame que Jesus é o pastor da sua vida! É Ele que lhe conduz no caminho certo e quer que você abandone os caminhos maus. Silencie e deixe Jesus falar.
4. Contemplação: O que o texto faz em mim? Qual o novo olhar que o texto provoca em mim?
Diante de tudo que foi meditado e rezado, veja o que trouxe inquietação para o seu coração? Está disposto a trilhar um caminho diferente? Agora pare um pouco, silencie seu coração e mente. Contemple a Palavra, olhando para o texto e se imaginando dentro dele. Jesus está falando tudo isso pessoalmente para você.
5. Ação: Que ação o texto me leva a realizar?
Agora é necessário ir para a prática. O que você fará daqui para frente? Já sabe que é necessário ser obediente ao Pastor. A voz do Senhor pode ser encontrada principalmente na Palavra de Deus. Procure-a aprofundar para que você possa ter intimidade com Jesus.
Ir. Ian Lucas Rodrigues Oliveira, INJ – Membro do instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduando em Filosofia pela UFC.