“Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”
10 de janeiro de 2022“E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se.”
12 de janeiro de 202211 de janeiro, terça-feira, 1° semana do tempo comum
Evangelho de Marcos 1, 21-28
Leitura: O que o Texto diz?
“O que é isso? Um ensinamento novo, dado com autoridade…” Estando Jesus em Cafarnaum entra na sinagoga e começa e ensinar. Um homem tomado por um espírito mal grita e em alta voz dizendo que Jesus é “o santo de Deus.” O Senhor silencia o homem possuído e ordena que o espírito saia, deixando todos ainda mais admirados.
Meditação: O que o texto diz para mim?
“Eu sei quem tu és: tu és o santo de Deus”. O evangelista nos faz reconhecer que até os maus espíritos reconhecem quem é Jesus. Suas obras confirmam a autoridade de sua palavra. Nenhuma potência do mal pode subjugar o poder de Deus e a força criadora e transformadora de sua palavra.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
“Cala-te e sai dele!” Muitas vezes deixamos outras vozes falar em nós, e damos atenção a propostas sedutoras que vão nos distanciando de Deus e dos irmãos. Rezemos para que cessem em nós as vozes que nos impedem de ouvir a Deus. Assim, seremos libertos de incontáveis os males.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
O texto convida-nos a experimentar a força transformadora dos ensinamentos de Cristo. Quando nos deixamos ser guiados por Deus tudo se transforma ao nosso redor. Somos libertados e ajudamos a libertar inúmeras pessoas oprimidas. Por fim, também nós experimentamos da santidade de Cristo, “o santo de Deus”.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
A presença de Jesus incomoda e abala todas as potencias do mal. A Palavra de Deus chegando aos corações salva o homem em todos os âmbitos de sua existência. Cotidianamente somos chamados a viver com fervor os ensinamentos de Cristo, sendo presença de Jesus Cristo no mundo.
Pe. José Geraldo da Silva – Diocese de Caratinga-MG