
Todos estão te procurando…
14 de janeiro de 2026
15 de janeiro, 5ª feira da 1ª Semana do Tempo Comum
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Marcos 1,40-45
Leitura: O que o texto diz?
Hoje a liturgia apresenta um leproso que pede a cura para Jesus. Essas curas têm como finalidade apresentar quem é Jesus, ou seja, é aquele que está junto das pessoas marginalizadas, excluídas, mais vulneráveis da nossa sociedade, e ao mesmo tempo denuncia toda exclusão e injustiça.
Meditação: O que o texto me diz?
O leproso reconhece que o poder da cura, não somente da doença, mas, sobretudo, da marginalização da sociedade, só poder vir de Jesus Cristo. Jesus por sua vez acolhe essa pessoa o restaurando a vida. A ordem de não contar nada a ninguém, tem como objetivo não considerar Jesus um mágico, um curandeiro, mas em reconhecer que Jesus é a revelação do amor do Pai, que deseja vida digna para todas as pessoas, de forma especial para as mais vulneráveis.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor, a coragem de denunciar tudo àquilo que contradiz com o projeto de amor de Deus-Pai, toda marginalização, exclusão, injustiça.
Peça ao Senhor, nesse momento, a graça de ser um sinal profético na sociedade e de ter a coragem de apresentar a Jesus suas feridas e pedir para que Jesus também as cure.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Como Jesus, você tem compaixão e se solidariza com o sofrimento das pessoas? O que você pode fazer para eliminar todo o tipo de discriminação e marginalização? Já viveu alguma situação de marginalização? Quais são suas principais feridas?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Se queres tem o poder de me curar” diz o leproso ao se apresentar diante de Jesus. Semelhante ao leproso também apresentamos nossas feridas e as do nosso povo.



