Procura reconciliar-te
13 de junho de 2024“Seja o vosso sim, sim; o vosso não, não”
15 de junho de 202414 de Junho de 2024 – 10ª Semana Comum
No silêncio do Coração o Espírito faz germinar a tua oração.
Leia o evangelho de Mt 5, 27-32
Leitura: O que o texto diz?
Na educação do Novo Povo, Jesus precisa recordar a Lei. Ele mesmo é o único capaz de interpretar a Lei como ela foi transmitida e reintroduzir o discípulo na esfera correta da vivência do mandamento.
A dinâmica de Jesus é enérgica e muito acertiva quando abre o mandamento e o explica com autoridade de quem é autor da mesma Lei. Pode-se dizer que Ele é o Legislador e o Exegeta (o intérprete) fiel do Decálogo.
O povo havia se perdido ou no cumprimento cego das normas ou já havia esquecido os motivos de vivenciar a Palavra que orienta para a vida.
Meditação: O que o texto me diz?
Seria interessante para um instante e repassar para si o seu modo de viver os mandamentos de Deus. Talvez até tenha esquecido as dez palavras da vida, talvez tenha se fixado em realizar cada uma delas por medo de condenação, talvez precise buscar se encontrar de novo no projeto de vida cristã.
Importante é ter a Lei da vida no coração e vive-la sempre mais autenticamente, livre de medos, livre de imposições. Vivê-la livremente para ajudar outros a serem livres na vivencia do amor verdadeiro.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Jesus, vós que sois a Palavra que nos diz como viver o amor e Lei da Vida, amparai-me neste dia e iluminai minhas intenções para viver na liberdade de filho em vós.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim e me impulsiona a viver?
Ao invés de impor-se coisas a fazer para uma vida religiosa mais pura, que tal olhar para como Jesus pede para que vivamos o Reino em liberdade e amor a Ele?
Fique em Paz.
Antonio C. dos Santos Jr.
Seminarista diocesano
Diocese de Ponta Grossa – PR.