
“Nunca vimos uma coisa assim”
16 de janeiro de 2026
17 de janeiro, sábado, 1ª Semana do Tempo Comum
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Marcos 2,13-17
Leitura: O que o texto diz?
O Evangelho de hoje nos mostra Jesus chamando Levi para ser seu discípulo. Deus se aproxima do ser humano sem levar em conta as imperfeições e falhas. A todo momento somos convidados a ser melhores para nós mesmos e para os outros ao nosso redor. É necessário se dar conta desta presença e dessa aproximação em nossa vida, mesmo quando tudo não está como queremos.
Meditação: O que o texto me diz?
Levi levantou-se e foi com Jesus. Deixou sua antiga vida para começar um novo seguimento, agora não mais nas bancas do recolhimento do imposto para os romanos, mas, ao lado de Jesus, aprendendo e se solidarizando com o povo, aprendendo a se aproximar dos pecadores.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor para que tenhas o coração aberto ao mundo inteiro. Peça a graça de sempre abrir-se um pouco a cada dia aos chamados do amor.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Você se aproxima das pessoas que não te são simpáticas? Como acolhe os outros, sobretudo aqueles de quem não gosta? Considera que somos todos irmãos? Ou o Pai Nosso é só para declamar e não para viver?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
-“Ora eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.” nos diz o evangelho de hoje. Deus está ao lado de todos e nós nos abrimos a essa nova forma de viver e conviver! Saibamos aprender com Jesus a acolher a todos e distribuir nosso sorriso e gentileza para toda a humanidade.



