Escondeste estas coisas aos sábios e entendidos. (Mt 11,25-27)
17 de julho de 2013O Filho do Homem é senhor do sábado.(Mt 12,1-8)
19 de julho de 2013E neste dia de hoje o chamado que Jesus nos faz é de irmos até ele, como estamos.Talvez muitos se encontrem cansados, desanimados, sem esperanças, sem fé. Que possamos fazer o exercício e neste momento questionarmos: Como eu estou? Como está o meu coração e a minha vida?
Que carga pesada é esta que tenho carregado? Talvez seja a carga de ser quem eu não sou, a carga de viver sobre os olhares dos outros ou a carga de problemas e situações mal vividas.
Que possamos nos aproximar da palavra e do olhar de Jesus, sem medo e com tudo o que somos como ser humano. As vezes pensamos que seguir a Jesus é ser super- herói , quando na verdade é sermos quem somos e isso não é fácil, porque em muitos momentos colocamos uma carga em nós mesmos que não conseguimos carregar e isso acaba nos machucando, quando queremos seguir a nós mesmos, à religião e ao deus que criamos a nossa imagem e semelhança. Hoje Ele nos chama a sermos seus seguidores: “Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso.” A quem estou seguindo? Em quem tenho buscado o meu descanso?.
Quando seguimos a outro pastor que não a Jesus ou seguimos a nós mesmos o que encontramos é um Deus de cobrança que nos aponta os erros sem misericórdia, que não aceita a nossa humanidade e que exige um seguimento sobre humano , que não nos satisfaz, não preenche o nosso coração, um deus que exige que sejamos super-humanos, super-Cristãos. E em sua palavra Ele nos diz: “Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso.” Conhecemos a Jesus pela sua bondade e humildade, sabemos que estamos encontrando com Jesus, quando na oração encontramos um Jesus bondoso que nos ama, que nos acolhe e nos aceita com todas as nossas limitações e nos chama a segui-lo e neste seguir , vamos aprendendo a ser bondosos e humildes conosco e com aos que vivem a nossa volta, é o seguir a Ele que nos leva a uma mudança interna, e este seguimento surge deste encontro que nos causa um descanso interior, uma paz profunda. Hoje Ele nos chama a aprender com Ele, e para aprendermos , precisamos ter o olhar fixo em sua vida, precisamos ter uma vida de oração diária. O Descanso que Jesus nos chama a experimentar não é um descanso de não fazer nada, de estar parado ou sair de férias, ele nos chama a viver uma vida sobre o seu olhar, a caminhar não com nossas próprias forças, mas viver uma dependência do seu amor e do diálogo constante com Ele e é esta relação que gera este descanso de caminhar, sabendo que não estamos sós e que Ele vai na frente abrindo caminhos e nos apoiando em todas as situação da vida. Peçamos ajuda a nossa Mãe Maria para que nos ajude em nossa oração a encontrar com o seu filho Jesus, e que Ela nos ensine também a dar o nosso SIM.
Jesus fala de cargas pesadas, traduzidas também como “jugo”. O jugo é uma peça de madeira, em geral pesada, criada para encaixar-se por cima ao pescoço de dois animais (em geral dois bois) e ligada a um arado ou a um carro. É figura da escravidão e da opressão (1Rs 12,4). Estar sob o jugo de alguém é estar sob seu domínio. Ao contrário do “jugo” pesado da lei (Gl 5,1), o jugo de Jesus é fácil de suportar.
Perguntas para ajudar na oração
O que esse texto tem a me dizer hoje? Que versículo mais me chamou minha atenção? Que atitude me sugere e me revela? Como fazer meus os valores que apresenta? Que aspectos de minha vida precisam ser mudados?
Renato Guerra Trindade – Analista de Suporte – Família Missionária Verbum Dei – FamVD