Eu sou a porta das ovelhas
22 de abril de 2024Eu vim como luz do mundo
24 de abril de 202423 de abril, 3ª feira da 4ª Semana da Páscoa.
Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Acalme os pensamentos e respire fundo. Sinta o próprio corpo. Escute o seu coração.
Invoque a presença do Espírito Santo para que Ele te ilumine e conduza nesse encontro com a Palavra de Deus. E acalmando o coração, vamos rezar com o Evangelho de hoje. Abra sua Bíblia e inicie a leitura de Jo 10,22-30.
1. Leitura: O que o texto diz?
O plano de fundo da narrativa é a festa da dedicação do Templo de Jerusalém. Ela se celebrava em comemoração a restauração do Templo, que fora profanado, após a vitória de Judas Macabeu contra o rei Antíoco IV. No texto há uma pergunta central. “Se tu és o Messias, dize-nos abertamente”. Esse questionamento já havia sido respondido com a parábola do Bom Pastor. No entanto, eles não haviam compreendido. Na verdade, João tem a intenção de mostrar que os personagens não entendem os discursos de Jesus, para enfatizar a distância no modo de ver e compreender as coisas divinas entre a sinagoga e a comunidade cristã. Então, em seguida, Jesus apresenta a sua estreita ligação como Pai. Ele e o Pai são um. Por fim, ele fala que o verdadeiro discípulo é aquele que escuta a palavra do Pastor e o segue. O Pastor não permitindo que as ovelhas sejam arrebatadas, mostra a fidelidade de Deus para com o povo.
2. Meditação: O que o texto me diz?
Com o texto de Jo 10,22-30 ainda em mãos, o que mais lhe chamou a atenção? A exclamação, “Se tu és o Messias, dize-nos abertamente”, é muito pertinente. Muito se pergunta no texto se Jesus era o Messias, que teria a missão de salvar o povo. Eles aguardavam a libertação da presença estrangeira no território judeu. Esperavam a paz, a prosperidade, um mundo melhor. Mas o que Jesus oferece é muito diferente do que eles esperavam. Ele oferece a reconciliação com o Pai. Você entende o que significa essa reconciliação com o Pai? Na sua intimidade com Jesus, você diz para ele lhe ajudar a estar mais próximo Deus? Medite e deixa a Palavra inquietar seu coração.
3. Oração: O que o texto me faz dizer para Deus?
Neste momento se coloque diante de Jesus. Abra o seu coração e fale para ele todas as suas inquietações. Ele quer te ajudar a ser uma pessoa melhor. Deus é fiel! Ele não quer que nenhum de seus filhos se perca. Para isso ele sempre se faz próximo, assim como um pastor está junto de suas ovelhas para que elas não se percam. Busque ser sincero com o Senhor e perceba que Ele não te abandona.
4. Contemplação: O que o texto faz em mim? Qual o novo olhar que o texto provoca em mim?
Diante do que foi compreendido de hoje, meditado e rezado: o que mudou em você? Como você consegue se ver dentro desta passagem? Contemplar o texto é se perceber dentro dele, interagir com a história e mudar de vida. Também é permitir que a Palavra aja silenciosamente para te levar à contemplação. Veja o que você vai colher do texto e levar para sua vida daqui para frente.
5. Ação: Que ação o texto me leva a realizar?
Agora é o momento de agir! A Palavra de Deus não é um discurso para comover as pessoas. É a ação de Deus na humanidade. O que o passagem de hoje lhe faz realizar? Vimos que Deus é fiel para com seus filhos. Você vai se comprometer também com o Senhor? Ser fiel é muito mais do que
aparências. Você deve mudar de vida!
Ir. Ian Lucas Rodrigues Oliveira, INJ – Membro do instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduando em Filosofia pela UFC.