O bom pastor dá a vida por suas ovelhas…
1 de maio de 2023“Há tanto tempo estou convosco e não conheces?”
3 de maio de 2023Terça-feira, 02 de maio de 2023 – Santo Atanásio, Bispo e Doutor da Igreja.
Jo 10,22-30 – “Eu e o Pai somos um”.
1) Leitura: O que o texto diz?
Jesus pode ser identificado por suas obras. Ele é o Bom e Belo Pastor que sempre conduz as ovelhas – as de seu redil e àquelas que quiserem – a pastagens verdejantes, lugar de vida em abundância. O projeto do Pai é um projeto de vida todos. O discípulo verdadeiro é reconhecido por sua capacidade de escutar e seguir à Jesus e seu projeto do Reino, que é o projeto do Pai.
2) Meditação: O que o texto me diz?
“Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai”. Deus cuida pessoalmente de cada um de nós. Somos seus filhos queridos e devemos ser instrumentos de paz e amor no mundo.
3) Oração: O que o texto me faz dizer?
Deus eterno e onipotente, conduzi-nos à posse das alegrias celestes, para que o pequenino rebanho dos vossos fiéis chegue um dia à gloria do Reino onde já se encontra o seu poderoso Pastor, Jesus Cristo, vosso Filho.
4) Contemplação: O que o texto faz em mim?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida? Neste dia, procuro realizar minhas tarefas levando em conta o mandamento novo de Jesus: “amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”.
5) Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Se cristão é ser outro Cristo na vida das pessoas. Tenho procurado viver essa vocação em minhas tarefas cotidianas?
Pe. Lúcio Flávio Galvão Camargos é presbítero e Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Divinópolis/MG; membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste II da CNBB.