“A quem iremos, Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna”
7 de maio de 2022“Eu sou a porta das ovelhas”
9 de maio de 2022Domingo, 08 de maio de 2022 – 4º Domingo da Páscoa.
Jo 10,27-30 – “Eu dou a vida eterna para minhas ovelhas”.
1) Leitura: O que o texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
O 4º Domingo da Páscoa é conhecido como o “Domingo do Bom Pastor”. Todos os anos, a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João no qual Jesus é apresentado como Bom Pastor, cuja missão é trazer a vida plena às ovelhas do seu rebanho; as ovelhas, por sua vez, são convidadas a escutar o Pastor, a acolher a sua proposta e a segui-lo. É dessa forma que encontrarão a vida em plenitude.
2) Meditação: O que o texto me diz?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Estar atento ao convite de Jesus é a missão de todo batizado. O Senhor convida-nos a deixar-nos guiar por suas palavras, que são “palavras de vida eterna”. Se ouvimos Jesus e deixamo-nos guiar por Ele, encontraremos a vida em plenitude. A partir da oração e do testemunho de vida, somos convidados a identificar a nossa vida com Cristo; esse é o compromisso cristão.
3) Oração: O que o texto me faz dizer?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Cristo, Bom Pastor, guiai-me sempre no caminho do bem. Que eu seja sua presença na vida de minhas irmãs e de meus irmãos e que eu possa, com meu testemunho de vida, ajudá-los a se encontrarem com o Senhor. Amém.
4) Contemplação: O que o texto faz em mim?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Deixar-se conduzir pelo Bom Pastor é buscar sempre escutar as palavras dele, evitando permitir que ruídos externos ou que outras pessoas orientem nossas vidas. É preciso atenção para a vivência das palavras de Jesus no cotidiano.
5) Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Ficarei mais atento à condução de minha vida, especialmente, minhas experiências de encontros com o próximo. Tenho orientado minhas ações a partir do Evangelho? Procuro sempre pautar minha vida pessoal e comunitária naquilo que o Evangelho me propõe? Só Jesus tem palavras de vida eterna!
Pe. Lúcio Flávio Galvão Camargos é presbítero e Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Divinópolis/MG; membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste II da CNBB.