O que queres de nós, Jesus Nazareno?
31 de agosto de 2021Avança para águas mais profundas…
2 de setembro de 20211/09/21 – 4ª feira da 22ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lc 4,38-44
Leitura: O que o texto diz?
A Palavra de Deus é a seiva que alimenta a vida da Igreja. Hoje iniciamos o mês da Bíblia. Na cena narrada por São Lucas no Evangelho de hoje, vemos diferentes situações: a cura da sogra de Pedro; a cura de muitos doentes; a oração de Jesus num lugar deserto e a sua insistência na missão. Os olhos e as esperanças daqueles que sofrem buscam a porta da casa onde está Jesus
Meditação: O que o texto me diz?
A dor vista de longe não dói em ninguém; a dor vista de longe não chega ao coração. É preciso olhar o sofrimento de perto. Aproximar-se já é começar a identificar-se com quem sofre. E quem sofre, começa a ficar curado quando sente a proximidade solidária dos outros. Quantas distâncias se encurtam quando se toma alguém pela mão, como fez Jesus! Quantos medos são superados quando se toma alguém pela mão.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Reserve sempre um tempo para rezar a sós ao longo do dia, como Jesus fazia. Faça sua oração dando graças ao Senhor pela vida. Lembre-se de pessoas que precisam de ajuda e de orações. Coloque cada uma no coração de Deus.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Jesus só sabe servir, não ser servido. Por isso, a mulher curada por Ele se põe a “servir” a todos. Contemple suas mãos: para quem as estende? A quem elas seguram e envolvem? A quantos elas levantam? A quantos elas ajudam?
Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
“Jesus entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo…”. O Evangelho de Jesus é experiência de casa, de comunhão, de compaixão. Na casa que é nosso coração e no coração da comunidade cristã, façamos como a escritora Clarice Lispector que dizia: “Todos os dias, quando acordo, vou correndo tirar a poeira da palavra “amor”.
Lucimara Trevizan (Equipe do Lectionautas)