Compaixão e perdão (Mt 18, 21-35)
21 de março de 2017Por qual poder? (Lucas 11, 14-23)
23 de março de 2017_ Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim acabar com eles, mas dar o seu sentido completo. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: enquanto o céu e a terra durarem, nada será tirado da Lei – nem a menor letra, nem qualquer acento. E assim será até o fim de todas as coisas. Portanto, qualquer um que desobedecer ao menor mandamento e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem obedecer à Lei e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado grande no Reino do Céu.
Bom dia, Trindade Santa! Que possamos viver este dia na alegria de sentir-nos amados e acompanhados por você, Deus querido! Que a Palavra de hoje possa tocar o mais íntimo dos nossos corações.
“Cumpri e praticai as leis e decretos.” Moisés, na primeira leitura de hoje (Dt 4,1.5-9), recomenda: ouve a lei e o decreto que ensino, faz cumprir e vive-o, assim entrarás na terra prometida pelo Pai.
Jesus nos diz:
“_ Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim acabar com eles, mas dar o seu sentido completo. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: enquanto o céu e a terra durarem, nada será tirado da Lei – nem a menor letra, nem qualquer acento.”
As leis no mundo existem para garantir os direitos e cobrar os deveres dos cidadãos. De acordo com o Ministério Público federal as leis surgiram para disciplinar o comportamento dos homens em sociedade. Jesus, ao referir-se às leis, diz que veio “dar o seu sentido completo” (Mt 5, 17).
Obedecemos às leis, mas como fazemos isso?
A obediência pode ocorrer porque reconhecemos o poder de quem manda, portanto percebemos as “vantagens” em obedecer ou ainda obedecemos por “temer” as consequências da desobediência. É o velho ditado “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Mas Jesus vai além. Ele quer falar-nos de uma obediência que não se restringe ao cumprimento da Lei por si só mas por viver a Lei por compreender que ela nos fará mais completos em Deus.
Cumprir a Lei de Deus é estar com Deus, pertencer a Deus. Portanto, reconhecer os valores dessa Lei e, ao cumprir e vivê-lo, assumir para si tais valores. Deus é Amor e, ao assumir os valores da Lei de Deus, tornamo-nos mais próximos D’Ele.
Vivemos um momento histórico delicado, em que a sociedade brasileira espera que a Justiça faça cumprir a Lei, prevista na Constituição Brasileira, com relação aos escândalos de desvios de dinheiro para campanhas políticas, esquemas de corrupção dentre outros absurdos que acometem a sociedade brasileira como todo. Diversos setores da sociedade, diversas categorias se posicionam contra a retirada de direitos civis previstos na Constituição. Muitas são as leis, muitos são os que as descumprem, aumentando a desigualdade socioeconômica e os desastres ambientais no nosso país. Não só no Brasil, mas no mundo inteiro muitos perdem a dignidade e a vida por causa daqueles que desobedecem à lei. Apesar de todo o ocorrido, de tantas tragédias humanas e ambientais, que possamos voltar o olhar para o nosso interior e refletir: aonde, como e a quem posso ajudar obedecendo à Lei de Deus?
Para que possamos dar passos concretos em direção ao Pai percebo que, primeiro, temos que procurar responder com o coração e à luz do Espírito Santo algumas perguntas: Compreendo o “sentido completo” da Lei de Deus? Quais são os valores da Lei de Deus que tenho adotado na minha vida? Sabendo que somos seres influenciáveis, muitas vezes absorvemos os valores dos outros. Reconhecendo Deus na pessoa de Jesus Cristo, perguntar-nos: Como posso aproximar-me mais de Deus, tendo-o como amigo inseparável?
Senhor, ensina-nos a ser obedientes não por temor mas por reconhecer em Você, as pessoas da Trindade Santa, por sentir que a Sua presença nas nossas vidas nos faz ir além, nos leva a amar os nossos irmãos quando, humanamente, não amaríamos. Ensina-nos a obediência à Lei do Amor: a paciência, a resiliência, a prontidão, o afeto, a atenção aos mais carentes. Ajude-nos a aproximar-nos de Você, reconhecendo que somente em Você temos a vida que não passa. Amém!
Norma Parreiras da Silva – Família Missionária Católica Verbum Dei – BH