A Correção fraterna
6 de setembro de 2020“Tudo isso acontecerá para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta”
8 de setembro de 202007/09/2020 – Lc 6,6-11 – “Estende a tua mão” –
Leitura: o que o texto diz?
Estamos diante de um episódio que põe em debate a cura que Jesus realiza em dia de sábado. Se voltarmos alguns versículos veremos que a questão já se apresentara em uma outra vez. Jesus entra na sinagoga para ensinar, mas depara-se com um homem cuja mão direita era seca ou para entendermos melhor, “paralisada”. Ao sondar os pensamentos dos fariseus e escribas que aí se encontravam, Jesus pede ao homem que se dirija ao centro e realiza a cura, fato que gera raiva nos fariseus.
Das tantas questões que temos diante de nós neste episódio, podemos perceber que Jesus nos mostra que a vida está sempre em primeiro lugar, nos faz assim revisitar o ensinamento de Moisés no livro do Deuteronômio “escolhe, pois a vida” (30,19), nos mostra que a lei deve estar a serviço do homem para que este esteja cada vez mais estar próximo a Deus , todo aquele que interpreta a lei fugindo deste critério a torna desumana e se distancia do seu propósito.
Leia esse texto novamente e por meio destas pistas de leitura perceba qual /quais outros sinais e aspectos te chamam atenção.
Meditação: o que o Senhor me diz por meio da Palavra?
Olhando mais atenta e profundamente para este Evangelho, o que consegue perceber que Deus fala ao seu coração? A quais questionamentos interiores você é impelido? Que mensagem pessoal Jesus fala ao seu coração por meio da cura do homem da mão seca? Que palavras em especial, marcam a sua memória e os seus sentidos ao “caminhar” neste relato do Evangelho de Lucas. Fique livre diante da Palavra e dê lugar para que ela possa se comunicar com você.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
A cura realizada por Jesus nos revela que a lei não está para nos fazer escravos ou para excluir. Ao curar o homem da mão seca no dia de sábado, Jesus insere novamente aquele homem em um contexto social e religioso, o faz participante em pé de igualdade, da graça divina. É exatamente o que Jesus continua a fazer com cada um de nós! Iluminado (a) por esta palavra, peça a Jesus que visite agora o seu coração e suscite aquilo que precisa ser curado, sobretudo, aquilo que hoje é motivo de seu distanciamento de Deus. Seja a ausência do perdão, o ativismo religioso, a falta de fé ou de doação de vida, que a Palavra dita em seus lábios, possa chegar ao seu coração. Como Jesus desejou ensinar aos fariseus o jeito correto de ver e viver a lei, como curou o homem da mão seca, assim, Jesus também deseja realizar sua Palavra em nós.
Contemplação: o que Deus, através do texto, faz em mim?
Palavra comunicada é Palavra que gera frutos, mas que necessita de despojamento de coração para realizar-se em nós. Faça um momento de silêncio e nesse silêncio vá nutrindo cada Palavra que o Senhor falou ao seu coração ao longo dessa meditação, permita que esta palavra ganhe espaço e permaneça gravada em seu coração.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
O grande sinal de que a Palavra de Deus ganhou morada em nosso ser e gerou vida, são os gestos concretos que Ela produz em nós. Perceba o caminho que trilhamos até aqui com este Evangelho de hoje e note quais ações concretas você consegue compreender que sejam possíveis. A Palavra é como o guia que aponta, explica e orienta o que a partir dela precisamos fazer e viver.
Kelviane Pontes Vieira
Leiga consagrada da Nova Jerusalém. Formada em Serviço Social – UECE. Especialista em Bíblia. Bacharelanda em Teologia- Faculdade Católica de Fortaleza. Residente em Maracanaú-CE