O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão!
23 de abril de 2020Ide e anunciai o evangelho…
25 de abril de 202024/04/20 – Texto bíblico – Jo 6,1-15: “Este é verdadeiramente o profeta, aquele que deve vir ao mundo”.
Nesta sexta-feira da segunda semana do tempo pascal, temos o texto onde Jesus realizou a multiplicação dos pães, um dos poucos milagres em comum com os Evangelhos sinóticos. Peça o Espírito Santo para lhe orientar na leitura. Perceba a cena, os detalhes entre Jesus, os discípulos e a multidão.
Leitura: “O que o texto diz?”
Como Jesus foi para o outro lado do mar da Galiléia, uma grande multidão o seguia. Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com seus discípulos. Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. Ao levantar os olhos, vendo a multidão que estava se aproximando, Jesus pergunta a Filipe onde se comprará pão para a multidão se alimentar. Ele foi mais além. O mestre ordenou para que todos sentassem. Imagine o lugar com bastante grama verde, confortável para sentar. Como mestre, Jesus distribui os pães e deu graças e distribuiu aos que estavam sentados até se fartarem, assim como os peixes. Depois que todos haviam comido, Jesus ordenou que recolhessem as sobras com doze cestos de pedaços de pães. Ao verem este sinal, os homens exclamavam que Jesus “é verdadeiramente o profeta, aquele que deve vir ao mundo”. Logo em seguida, Jesus percebeu que queriam levá-lo para proclamá-lo rei. Em seguida, o Senhor se retirou para o monte. Releia o texto, percebendo o sinal operado por Jesus e o que não foi compreendido por todos que estavam ali naquele momento.
Meditação: O que o texto me diz?
O que ficou em seu coração após a leitura? Aprofunde aquilo que ficou em seu coração. A multidão seguia o mestre. Aqueles seguiram o mestre para ver os sinais que ele operava a favor dos doentes. Jesus Cristo é o caminho certo e seguro para todos e todas que se sentem chamados para uma vida nova. Ele se antecipa a estar com os discípulos, quando manifesta seus sinais. Jesus perguntou a Filipe onde se comprará pão para a multidão se alimentar. Jesus não queria somente alimentar materialmente o povo. Ele foi mais além. Os discípulos estavam fixos na constatação da quantidade reduzida dos alimentos. Eles estavam no patamar da materialidade. Diante da impossibilidade humana de saciar toda a gente, Jesus tomou os pães, deu graças e distribui-os aos que estavam sentados. Jesus saciou os que tinham fome e, partindo de uma realidade terrena, revelou-se a si mesmo, revelou sua missão. O pão que dá é o sinal de outro pão. Jesus, ao revelar o pão da vida eterna, empenha-se radicalmente nas exigências da solidariedade humana. A multidão que viu a realização do sinal desejava levá-lo para proclamá-lo rei. Confundiram Jesus com o rei de Israel, o rei político, que era aguardado pelos judeus.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Em oração, sinta o seu coração querendo conversar com Deus. Após ter saboreado o texto bíblico na meditação, apresente ao Senhor sua “fome” de Jesus, do Mestre e Senhor. Assim como Jesus alimentou a multidão, Ele quer se dá para você. Coloque-se na sua presença. Expresse a Ele o quanto você quer superar a superficialidade das ideias acerca de quem é o Senhor da sua vida. Mesmo com as limitações humanas, diga ao Senhor que você quer acolhê-Lo como o alimento que te sacia. Suas dificuldades e provações atraem o olhar compassivo de Jesus, que vem em ao seu encontro, nesse exato momento. Esvazie-se na conversa confiante com o Senhor. Ele quer te saciar, não somente com o pão material, mas com o pão da vida eterna, que é Ele próprio, que se dá inteiramente a você.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Agora você se encontra completamente surpreendido e surpreendida. O Senhor te envolve com seu infinito amor, que revela o caminho para a vida eterna. Deixe-se amar. Contemple sua beleza divina, que sacia nossa fome pelas coisas do alto. Recorde tantos momentos de adoração que você realizou, diante do Santíssimo Sacramento do altar. Mesmo que você não possa se dirigir a uma Igreja para adorar o Senhor, faça memória dos momentos em que recebeu Jesus Eucarístico. Contemple esse encontro único, do qual o Senhor habitou e ainda habita no mais profundo do seu coração.
Ação: Que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
Depois de contemplar a presença de Jesus em seu coração, perceba a clareza que Ele concede para que você o busque ainda mais com fervor. No momento atual em que vivemos, perceba o quanto você pode ser canal de Deus para que tantas pessoas sintam a presença de Jesus, caminho, verdade e vida. Testemunhe e partilhe a graça de experimentar Jesus vivo e ressuscitado na sua vida. Proporcione às pessoas a escuta de suas palavras de como o Senhor te sacia na fé. Você pode ligar, mandar mensagens pelas redes sociais, reforçando a confiança e a esperança de muitas pessoas do seu ciclo de amizades.
Ir. Edmilton de Almeida Lima, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Pós-graduado em Formação para Vida Religiosa pelo Instituto São Tomás de Aquino (ISTA-BH). Graduando em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE-BH). Graduado em Sociologia pela UFC e Filosofia pela FCF.