
Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!
5 de agosto de 2025
6 de agosto, 4ª feira, Festa da Transfiguração do Senhor
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 9,28b-36
Leitura: O que o texto diz?
No evangelho de hoje Jesus subiu à montanha para rezar. Levou consigo Pedro, seus companheiros. A subida cansativa e os dias longos de caminhada deixam-nos com muito sono. Jesus rezando manifesta sua glória, seu rosto e suas vestes manifestam gloriosamente sua identidade.
Meditação: O que o texto me diz?
Pedro, João e Tiago estavam cheios de sono mas ao acordar viram a glória de Cristo! No Jardim das Oliveiras, de novo adormeceram. Na bíblia, este sono significa que os discípulos não tinham ainda compreendido Jesus e a sua relação com o Pai. A transfiguração de Jesus manifesta sua divindade. Mesmo diante de toda essa manifestação as testemunhas da transfiguração se mantiveram caladas, afinal, o que importa é “escutar o que Ele diz”. Louve a Deus por sua presença gloriosa na sua vida.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que a Sua Palavra te desperte, torne vivo e ativo em você, a cada dia, o teu caminho com Ele.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Quantas vezes o teu olhar se fecha a presença do Senhor na sua vida? Quantas vezes os teus ouvidos se fecham também à palavra que Jesus te dirige?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“”Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!”, diz o evangelho de hoje a cada um de nós. Permitaque Jesus te leve para a montanha, abrace seus sentimentos, aqueles que mais te inquietam. Deixa que Jesus mergulhe na sua oração e que você possa dizer: “é bom estar aqui”.
Equipe Lectionautas