“E vós, quem dizeis que eu sou?”
5 de agosto de 2021“Se tiverdes fé nada vos será impossível”
7 de agosto de 202106/08/2021 – Mc 9,2-10 – Transfiguração do Senhor
“Este é o meu Filho amado”
- Leitura. O que diz o texto?
A Transfiguração – mudança de figura – é a manifestação da vida divina que está em Jesus; uma antecipação do esplendor que encherá a noite da Páscoa. É sinal da ressurreição. Testemunhado pela Escritura (Lei – Moisés e Profetas – Elias), Jesus se torna radiante da glória eterna, mostrando que “mesmo as trevas não são trevas; para Deus a noite é luminosa como o dia” (Salmo 139,12). Então da nuvem luminosa dizia uma voz: “Este é meu filho amado, escutem sempre o que ele diz…”
- Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
O consolo confortante de estar com Jesus transfigurado na montanha não pode se tornar uma alienação do mundo. Desceremos da montanha e a experiência da transfiguração se desdobrará na planície. Jesus está sempre conosco (Mt 28,20) seja na montanha, no deserto, na planície ou no mar agitado.
- Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
“Escutai-o”. É o primeiro mandamento (Mc 12,29) do povo de Deus. Shemá (Dt 6,4). Dai-me forças para cumpri-lo.
- Contemplação. O que o texto faz em mim?
Estamos na montanha fazendo essa experiência de transfiguração. Quero silenciar e escutar a voz do Pai que me diz: “você é meu filho, minha filha muito amados”
- O que o texto me sugere a viver?
Perceber onde as pessoas, imagens de Deus, estão desfiguradas necessitando de transfiguração.
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Pós-graduado em Sagrada Escritura pelo Claretiano – Centro Universitário. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil