
Agora ele encontra aqui, consolo
20 de março de 2025
Teu irmão estava morto e tornou a viver
22 de março de 2025
21 de março, 6ª feira, 2ª semana da Quaresma.
Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo!
Orientações gerais para navegar na Palavra de Deus:
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de Mt 21,33-43.45-46
- Leitura. O que diz o texto?
Seguem as controvérsias de Jesus com as autoridades religiosas e novamente ele ensina através de parábolas. A de hoje é inspirada no cântico da vinha do livro do Profeta Isaías (Is 5,1-7) onde Deus planta e cuida com todo carinho da sua vinha, o seu povo. Deus plantou, na esperança de colher bons frutos; mas o que frutificou foram uvas azedas, imprestáveis.
- Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Os líderes religiosos são os vinhateiros que têm a missão de cultivar a vinha favorita de Deus, o seu povo. Porém, no momento da colheita, em vez de apresentarem os frutos ao dono, que é Deus, querem eles mesmos serem os donos e matam os enviados de Deus (profetas). Jesus revela que os líderes religiosos, além de não cuidarem da vinha e tentarem se apropriar dela, rejeitaram o enviado mais importante, a pedra fundamental – o filho do proprietário da vinha. Não há outra alternativa para o dono senão entregá-la a outro povo, cujo critério de pertença é a fidelidade e não a etnia.
- Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Ó Deus, que a tentação do poder e domínio sobre os outros não penetre em meu coração. Ao contrário, que eu esteja cada vez mais ao seu serviço e dos irmãos e irmãs.
- Contemplação. O que o texto faz em mim?
“Muitas vezes e de diversos modos Deus falou aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente, nos falou pelo seu próprio filho…” (Hb 1,1). Estejamos atentos à Palavra de Deus, que é o seu próprio filho, Verbo encarnado, enviado por ele a esta sua vinha, nós, o seu povo.
- O que o texto me sugere a viver?
Ao longo do dia, medite em seu coração esta Palavra: “A pedra que os construtores rejeitaram transformou-se em pedra angular” (Mt 21, 42).
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Pós-graduado em Sagrada Escritura pelo Claretiano – Centro Universitário. Membro da Coordenação Colegiada Arquidiocesana da Pastoral Carcerária. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil.