
É necessário que ele cresça e eu diminua
10 de janeiro de 2026
Segui-me…
12 de janeiro de 2026
11 de janeiro, Domingo, Festa do Batismo de Jesus
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 3,13-17
Leitura: O que o texto diz?
Hoje celebramos o batismo do Senhor e concluímos o ciclo do Natal. O batismo marca o início da vida pública de Jesus, assim celebramos hoje o dia que Jesus assumiu a realização da vontade de Deus, o Reino de Deus.
Meditação: O que o texto me diz?
O Evangelho traz a cena do batismo de Jesus que inicialmente se recusa em batizá-lo dado que sabia que Jesus era o Messias e Filho de Deus. João batizava no rio Jordão em sinal de conversão, ou seja, de uma nova atitude humana, mas Jesus vem ao seu encontro, e convence João a batizá-lo dado que era necessário realizar a vontade de Deus: a justiça. Durante o batismo Jesus recebe a missão de Messias, ou seja, de Filho de Deus, podemos dizer que é sua investidura, que é confirmada com as palavras de Deus-Pai: “Este é o meu Filho amado”. O batismo de Jesus com a efusão do Espírito é interpretado como a verdadeira “unção” messiânica de Jesus, daqui pra frente Jesus tornará explicita o que significa “toda justiça” por meio de suas palavras e ações ao anunciar aos pobres e excluídos a libertação; ao formar comunidades com aqueles que buscam a justiça segundo a vontade de Deus; ao tornar visível o Reino de Deus. Os que sucedem Jesus no empenho pelo reinado de Deus também são chamados a trilhar o seu caminho e também ser filho e filha adotivos de Deus.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça, nesse momento, a graça de ser fiel ao seu batismo e ser de fato o filho ou filha de Deus.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Quando e onde você foi batizado(a)? Quem são seus padrinhos ou madrinhas? Como você exerce a missão recebida no batismo?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Diz o Senhor Deus a Jesus: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”. No mundo em que vivemos, nos deparamos com valores que são incompatíveis com a justiça divina, que se define como a adequada relação com Deus, não fazendo dele um ídolo e a adequada relação com os irmãos e irmãs. Assim não é fácil testemunhar o Reinado de Deus nos vários ambientes e exercer a missão que recebemos no batismo: de sermos mediação e estarmos a serviço do outro (ser sacerdote); de lutarmos pelo bem comum (ser rei) e de anunciar, denunciar e consolar as pessoas (ser profeta).


