“Jesus ressuscitado aparece aos apóstolos no cotidiano de suas atividades”
1 de maio de 2022“Eu sou o caminho, a verdade e a vida…”
3 de maio de 2022SEGUNDA – FEIRA – 02/05/2022
3ª SEMANA DA PÁSCOA– Evangelho de Jo 6, 22-29
“Procurais-me não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes saciados”
Inicie com uma oração ou um canto ao Espírito Santo
Faça um momento de silêncio, feche os olhos. Prepare o coração para receber a Palavra de Deus.
Refrão meditativo: O nosso olhar se dirige a Jesus
O nosso Olhar se mantém no Senhor.
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
A narrativa do Evangelho de hoje nos traz o primeiro sermão sobre o tema pão. Após ter comido o pão, depois do Senhor ter dado graças, o povo retornou a Cafarnaum, à procura de Jesus, pois já não mais o vira por lá, nem mesmo seus discípulos. Encontrando-o do outro lado do mar, perguntaram-lhe: Rabi, quando chegaste aqui? E Jesus respondeu. “Em verdade vos digo: me procurais não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes saciados. Trabalhai não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois a este, Deus Pai o assinalou com seu selo”. Perguntaram então o que deveriam fazer para praticar as obras de Deus. Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia esse texto novamente. O evangelista João nos chama atenção para o tema do pão. Aproximava-se a Páscoa. Jesus foi para o outro lado do mar. Grande multidão o seguia por causa dos sinais que ele realizava. Jesus subiu à montanha e ali sentou-se com seus discípulos, distribuiu pães e peixes à multidão e alimentou a todos. No dia seguinte, eles, não vendo mais Jesus por ali, retornaram a Cafarnaum a procura de Jesus. Mas Jesus pergunta-lhes: Por que me procurais? Hoje, o que nos leva a procurar Jesus? O Pão que sacia a fome, ou o pão que permanece até a vida eterna? É preciso crer e seguir Jesus na solidariedade e na comunhão de vida.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Releia com atenção o texto. Jesus afirma que se precisa trabalhar pelo alimento que permanece até a vida eterna. Que trabalho podes realizar? o que pedes a Deus em oração? Que obras realizar para viver na comunhão com os outros?
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Nesse momento é Deus que vem ao seu encontro. Deixe se conduzir. É Deus quem mostrará que obras realizar para obter o pão que sustentará para a vida eterna. Coloca-se diante do Senhor e ele te guiará. Ele é seu pastor, e te ajudará na caminhada de fé.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que nos orienta para viver bem a fé, o que podemos assumir como compromisso no dia-a-dia da nossa existência? O que está faltando às pessoas ao nosso redor? Pão, amor, trabalho? Que ação prática posso realizar?
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte