
Jesus subiu a montanha e chamou os que ele quis…
23 de janeiro de 2026
Imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram…
25 de janeiro de 2026
closeup of a small wooden cross and a depiction of the crown of thorns of Jesus Christ on a wooden surface
24 de janeiro, Sábado, Dia de São Francisco de Sales
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Marcos 3,20-21
Leitura: O que o texto diz?
Nossa vida é sempre feita de escolhas. A cada dia, cada hora, a todo momento, estamos sempre fazendo alguma escolha. Ainda que as escolhas sejam acertadas, nem sempre somos compreendidos. Nem sempre nossas escolhas são aceitas, ainda que estejam em sintonia com o Reino. Também Jesus não foi compreendido, mesmo agindo sob a ação do Espírito Santo foi acusado de estar possuído por um espírito mal e seus familiares chegaram a pensar que ele estivesse ficando louco. Mesmo assim, Jesus não desistiu de continuar sua missão a serviço da vida em abundância para todos. A exemplo de Jesus, não desanimemos diante das dificuldades e incompreensões.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus vem para libertar de tudo aquilo que oprime a pessoa e que prejudica a vida humana e a vida no planeta. Por um desejo do Pai, Jesus nasce na periferia, nasce pobre, em um lugar pobre e no meio dos pobres. Ele vem para os mais sofridos, começa dos últimos, afim de poder atingir a todos. O jeito de ser de Deus, e o modo de agir de Jesus nos desafios, nos inquietam e nem sempre conseguimos entender as escolhas de Deus. Aquilo que para os homens parece loucura é sabedoria de Deus, aquilo que parece loucura em Jesus é caminho escolhido para que todos tenham vida e vida em abundância.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça a Deus essa resistência para não perder o rumo do Reino diante das incompreensões que você enfrenta.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Reflita: Até que ponto te é familiar a mensagem do Evangelho de hoje? O evangelho entranha-se em você, a ponto de orientar a sua vida?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
É importante persistir no caminho de Jesus, mesmo que a situação, os desafios, os enfrentamentos que chegam de vários lados, nos façam pensar em desanimar. É preciso manter firmeza na direção da estrada de Jesus. Mesmos os que nos são próximos podem estranhar o que fazemos qdo seguimos as pegadas de Jesus.



