A família de Jesus (Mt 12,46-50)
16 de julho de 2013Eu lhes darei descanso (Mt 11,28-30)
18 de julho de 2013Tem uma canção que diz: “Que na pequenez de Maria, o olhar do Deus todo poderoso descansou”.
Na pequenez de Maria a vida de Deus se manifestou, a pequenez de Maria foi caminho para que a grandeza de Deus se revelasse por Jesus a nós. E assim como Maria somos chamados também a revelar a Deus, a fazer com que o verbo se faça carne pela nossa vida, por nossas atitudes. Mas para que isso ocorra é preciso também ter em nossa mente esta pequenez. E o que é ser pequeno? Perguntemos a Jesus e a Maria que pequenez é esta que agrada e atrai o olhar de Deus.
Maria se colocou diante de Deus como um vaso vazio para que ele a enchesse de sua sabedoria e graça, se pôs diante de Deus como serva, e esta tem que ser a nossa atitude, a atitude de servo, de não colocar reserva diante do querer de Deus pois Ele só pode utilizar a nossa vida quando nós o deixamos tomar a direção e o colocamos como Senhor e mestre do nosso coração. Erramos e nos afastamos do querer de Deus quando nos colocamos como senhores da verdade e pensamos que por já termos algum tempo na igreja ou por fazermos parte de algum grupo, somos entendidos e sábios e que já sabemos tudo sobre Deus, tudo sobre a bíblia ou sobre teologia e que por isso não precisamos de mais nada.
Olhando para a vida de Maria vemos que ser pequeno é viver na dependência do querer de Deus, que ser pequeno é contar com o olhar de Deus e tomar cada atitude do nosso dia, consultar a Deus procurando fazer a vontade dele em cada gesto e tomada de decisão. Que possamos nos questionar, procuro a vontade de Deus em tudo?. Em meu dia, dialogo com Deus antes de tomar alguma atitude?
Conhecemos a Deus não quando sabemos muitas coisas sobre ele, mas sim quando a nossa vida realiza o seu querer. Conhecer a Deus vai além de teorias e teologias. Conhecemos a Deus quando nossa relação com ele é de pai e filho, atitude de obediência e confiança e nos colocamos em suas mãos sem medo e deixamos que ele oriente a nossa.
O propósito da nossa vida é de revelar a Deus por nossas atitudes, a nossa vida precisa falar de Deus, não temos que falar muito e sim viver muito.
Perguntas para ajudar na oração
O que esse texto tem a me dizer hoje? Que versículo mais me chamou minha atenção?
Que atitude me sugere e me revela? Como fazer meus os valores que apresenta? Que aspectos de
minha vida precisam ser mudados?
Renato Guerra Trindade – Analista de Suporte – Família Missionária Verbum Dei – FamVD