Sodoma será tratada com menos dureza do que vós.
18 de julho de 2023Sou manso e humilde de coração
20 de julho de 202319 de julho de 2023, 4ª feira, 15ª semana do Tempo Comum
Mt 11,25-27
Escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos
Leitura. O que diz o texto?
Jesus louva porque o Pai atua de modo diferente da lógica humana e terrena, que exalta a força e o poder nas relações sociais e humanas. Somente os pequeninos – os pobres de Deus “anawin” – conseguem perceber a revelação divina, porque tem a capacidade de reconhecer com humildade que dependem de Deus, reconhecendo-o Senhor de sua vida.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Deus não se importa com a altivez da inteligência soberba e autossuficiente. A relação é diferente, passa pela intimidade paterna e filial, um conhecimento que não é intelectual mas de experiência solidária. “Conhecer” o Pai e o Filho significa cultivar uma relação íntima de experiência de vida.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Pai de bondade, ajuda-nos na experiência do conhecimento filial e solidário entre nós.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Sinta-se como um filho nos braços de sua mãe. É uma relação de confiança onde corações se comunicam. É desta forma que Deus está se revelando para você, um Deus que é próximo, nunca indiferente ao sofrimento. Pai amoroso e preocupado com os seus pequeninos.
O que o texto me sugere a viver?
Perceber que somos os “anawin” de Deus, ou seja, os pequeninos preferidos dele.
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Pós-graduado em Sagrada Escritura pelo Claretiano – Centro Universitário. Membro da Coordenação Colegiada Arquidiocesana da Pastoral Carcerária. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil.