
Quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou
3 de outubro de 2025
Senhor, aumenta nossa fé!
5 de outubro de 2025
4 de outubro, sábado, Memória de São Francisco de Assis.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 10,17-24
Leitura: O que o texto diz?
Enviados pelo Senhor, os discípulos jamais podem ser movidos por ambição pessoal, mas a serviço do Reino, agindo em seu nome de Jesus. São Francisco de Assis é um exemplo de um discípulo que se coloca inteiramente a serviço do Reino de Deus.
Meditação: O que o texto me diz?
Os setenta discípulos se alegram ao retornar de sua primeira missão frutífera. Jesus se alegra com eles, mas os adverte a não se vangloriarem. Eles devem se alegrarem por terem sido abençoados pelo Espírito Santo. São Lucas sublinha o papel do Espírito Santo na vida missionária da comunidade e da Igreja. No entanto, o dom do Espírito Santo é individual, e Jesus lembra que “os vossos nomes estão escritos no céu”.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor, que te ajude a tomar o caminho da simplicidade e da humildade. E, que por intercessão de São Francisco, você seja, a cada dia, defensor da ecologia integral.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Quantas vezes na sua vida você agradece a Deus por ter te escolhido, com o Seu amor, a Sua infinita bondade e misericórdia para com você?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas
aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos”, diz Jesus. E São Francisco de Assis disse assim:
“Acredita-me, meu filho, é infinitamente mais fácil montar uma poderosa maquinaria apostólica do que se fazer pequenino e humilde”