Jesus chama Filipe e Natanael (JO 1, 47 – 51)
29 de setembro de 2016Se alegre, pois seu nome está escrito no céu (Lc 10,17-24)
1 de outubro de 2016Leitura: Lucas 10,13-16
Jesus continuou:
— Ai de você, cidade de Corazim! Ai de você, cidade de Betsaida! Porque, se os milagres que foram feitos em vocês tivessem sido feitos nas cidades de Tiro e de Sidom, os seus moradores já teriam abandonado os seus pecados há muito tempo. E, para mostrarem que estavam arrependidos, teriam se assentado no chão, vestidos com roupa feita de pano grosseiro, e teriam jogado cinzas na cabeça. No Dia do Juízo, Deus terá mais pena de Tiro e de Sidom do que de vocês, Corazim e Betsaida! E você, cidade de Cafarnaum, acha que vai subir até o céu? Pois será jogada no mundo dos mortos!
Então disse aos discípulos:
— Quem ouve vocês está me ouvindo; quem rejeita vocês está me rejeitando; e quem me rejeita está rejeitando aquele que me enviou.
Oração: Escolhidos por Jesus, mensageiros de Deus
Jesus escolheu alguns de seus seguidores e os enviou de dois a dois para irem aonde Ele deveria ir. A eles, disse que teriam a missão de, assim como Ele, anunciar o Reino e operar milagres. Seriam portadores da Palavra de Deus, e a atitude daquele que escuta a Palavra, rejeitando-a ou acolhendo-a, seria uma resposta ao chamado do próprio Deus.
Ainda hoje estamos sendo chamados para a missão de Jesus, de ir aonde Ele deve ir. Melhor, portando a Sua Palavra, nossa missão atual é de levá-Lo aonde Ele deve estar. Carregá-Lo em nós mesmos, porque Ele vive ressuscitado dentro de cada um de nós que se dispõe a segui-Lo. É muito mais fácil do que disseminarmos um mero anúncio de que o Messias anda por aí; é possível mostrá-Lo em nossos gestos concretos de amor e de perdão. Revelá-Lo, porque tanto anda ofuscado pela poluição das coisas do mundo.
Aquilo que fazemos, a forma como agimos, nossos gestos e expressões, aquilo que escrevemos, nossas reações, tudo isso que participa de nosso comportamento nos mais diversos ambientes que frequentamos pode ser mensagem de Deus ao mundo.
Rezemos hoje para que Jesus nos ajude a sermos bons anunciadores de Sua mensagem, sempre nos lembrando da responsabilidade de levá-Lo aonde estivermos. Tudo o que fizermos seja, de verdade, sinal da presença e do amor de Deus neste mundo.
Marcelo H. Camargos – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte/MG