“Pois todo aquele que faz a vontade do Pai, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”
16 de julho de 2022“Aqui está quem é maior do que Jonas”
18 de julho de 202217/07/2022 – Lc 10,38-42 – 16º Domingo do Tempo Comum
“Escolheu a melhor parte”
Leitura. O que diz o texto?
A hospitalidade era um gesto muito importante na terra de Jesus. Muitas vezes, para o viajante, era questão vital de sobrevivência. A generosidade do hóspede é sinal de bênção, como foi para Abraão e Sara (Gn 18,1-10). Jesus tinha como amigos uma família, os irmãos de Betânia, que sempre o hospedava com muito apreço. Como mestre, está ensinando e proclamando a Palavra. Maria irmã de Marta está aos pés dele, atitude típica das discípulas e discípulos que escutam seu mestre.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Diante da presença de Jesus, as duas irmãs tem atitudes diferentes. Maria não quer deixar que nenhuma semente da Palavra que Jesus semeia seja sufocada pelas preocupações da vida (Lc 8,14). Parece que há uma oposição de comportamentos, mas a contemplação de Maria e a atividade laboriosa de Marta se complementam. Estar atenta à presença de Jesus e ser iluminada por sua Palavra não tira a ação das suas seguidoras e seguidores. Maria escolheu a melhor parte, porque desejou que a sua ação fosse iluminada pela Palavra de Deus, viva e transformadora. Palavra encarnada na vida.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Experimente fechar os seus olhos e sentir sua respiração, deixando que o seu coração possa ficar em paz para receber a semente da Palavra de Deus, que chega pelos ouvidos, pelos olhos e vai dar frutos na vida cotidiana.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Hospedar Jesus significa desfrutar da sua presença e na intimidade de amigos escutar o que ele ensina para orientar nossa vida. Quem o segue não andará perdido, nas trevas, sem saber o que fazer, “mas terá a luz da vida” (Jo 8,12).
O que o texto me sugere a viver?
Estejamos atentos e não fiquemos nem um dia sem sermos iluminados pela Palavra de Deus. Deixemos nossa vida e atividades serem iluminadas por essa Palavra, que é lâmpada para nossos pés e luz para nosso caminho.
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Pós-graduado em Sagrada Escritura pelo Claretiano – Centro Universitário. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil