Os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus
14 de dezembro de 2021“O que fostes ver?”
16 de dezembro de 202115 de dezembro, 4ª feira da terceira semana do Advento.
Evangelho – LC 7,19-23
LEITURA:O QUE O TEXTO DIZ?
O evangelho nos mostra os discípulos querendo saber se Jesus era realmente o Messias que João Batista pregava. ¨´Es tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro? ¨. Na mesma hora Jesus curou muitas pessoas de suas doenças, males e espíritos maus e fez muitos cegos recuperar a vista. Depois mandou os discípulos voltarem e contarem a João o que viram e ouviram. Assim a Boa Notícia é anunciada aos pobres. ¨E feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim¨!
MEDITAÇÃO: O QUE O TEXTO ME DIZ?
O texto me diz a dúvida dos discípulos com relação se Jesus era o Messias esperado? A resposta não é dada em palavras, porque o messianismo não é apenas uma ideia, uma teoria. O messianismo é uma ação concreta, como Jesus mostra ao fazer as curas e a libertação dos pobres e oprimidos.
ORAÇÃO: O QUE O TEXTO ME FAZ DIZER?
Peça ao Senhor que o ajude a não duvidar Dele e sempre, com confiança, dar-lhe o coração. Também Agradeça Jesus por buscarmos ser discípulos hoje e que Ele nos dê a graça de acreditar, ter fé e não duvidar de suas ações, milagres em prol de todos nós e especialmente dos mais sofridos e oprimidos de nossos tempos. Que sejamos Instrumento de Paz no mundo de hoje.
CONTEMPLAÇÃO: O QUE O TEXTO FAZ EM MIM?
Hoje nós cristãos somos muitas vezes como aqueles discípulos da época de Jesus, mesmo tomando conhecimento da palavra de Deus e procurando vivê-la ainda assim duvidamos, não estamos abertos a perceber a presença de Deus vivo no nosso meio através de nossos irmãos, irmãs sofridas, mais pobres, desvalidos, aqueles sem acesso à saúde, educação, moradia, sem acesso ao emprego, a comida, sem garantia de direitos fundamentais á vida. Jesus nos ensina: ¨Eu vim para que todos tenham vida em abundância¨. Por isso Ele nos diz: ¨Feliz é aquele que não escandaliza por causa de mim.
AÇÃO: O QUE EU POSSO FAZER A PARTIR DO EVANGELHO?
O Evangelho nos pede para não escandalizar com as ações de Jesus. Hoje nós precisamos escandalizar onde vivemos, trabalhamos, em nossa comunidade de fé com ações comunitárias, coletivas na busca da realização do Reino de Deus aqui, agora no nosso meio. Escandalizar não silenciando diante das injustiças, da fome, da violência que acontece no nosso meio. Precisamos realizar ações concretas no combate a essas injustiças e através da solidariedade concreta levar esperança, fé num mundo melhor. Num mundo onde todos têm direitos iguais como filhos de Deus. Num mundo sem explorador e explorado.
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e da equipe da Pós-graduação em Catequese da PUC-MG.