Prontidão para acolher e realizar a vontade do Pai
15 de dezembro de 2020“No percurso das gerações, Jesus é a semente e o fruto de uma longa história”
17 de dezembro de 2020QUARTA – FEIRA – 16/12/2020
3ª SEMANA DO ADVENTO – Evangelho de Lc 7, 19-23
“És Tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?”
Inicie com uma oração ou um canto ao Espírito Santo
Faça um momento de silêncio, feche os olhos, respire fundo várias vezes para acalmar o coração e entrar em sintonia consigo mesmo com o outro e com Deus.
Refrão meditativo: Vem Senhor Jesus / Tu és bem vindo neste lugar.
As sandálias eu tirei / Minhas vestes eu limpei / Só pra te ver. Só pra te ver
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
O Evangelho de hoje nos mostra Jesus iniciando seu ministério na Galiléia e João Batista envia a ele dois de seus discípulos para saber se ele era mesmo aquele que há de vir, ou deveriam esperar outro? Jesus, quando questionado pelos discípulos de João, lhes disse: vá contar a João o que vistes e ouvistes. E muitos eram os milagres que aconteciam ali, e a Boa-nova era anunciada aos pobres. E Jesus disse, ainda: “e feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim!”
Meditação: O que o texto diz para mim?
Essa palavra ou frase que me chamou atenção, o que me diz? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia esse texto vagarosamente. Veja o que está acontecendo. Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas e fez muitos cegos curarem as vistas. E hoje. O que o texto diz para mim? Para você? Jesus continua curando? Quais as curas são realizadas hoje? Eu estou contribuindo para que Jesus continue a curar? A Boa-nova está sendo anunciada a todos?
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Releia com atenção o texto. Olhe para a sua vida, seus compromissos. O que gostaria de falar com Deus? São tantas as enfermidades ao nosso redor, as depressões, angústias. Peça a Deus para ser instrumento de ajuda nas curas, com Jesus. Agradeça pelos momentos difíceis, mas superados, pois todos são sobreviventes.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Leva-nos a reviver a experiência que os personagens bíblicos viveram.
Nesse momento é Deus que vem ao seu encontro, permita a sua aproximação. Deixe se conduzir. É ele quem toma a iniciativa. Escute a voz amorosa Deus. Deixe o encontro acontecer. Ele sabe para que campo de batalha encaminhar cada um.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que chama a atenção para perceber para quais tarefas cada um deve ser responsabilizado no dia-a-dia, pense: O que se pode fazer para caminhar junto com Jesus? Olhar o seu jeito de ser e tê-lo como modelo de vida.? O que devo mudar no meu agir?
Neuza Silveira de Souza. Catequista. Estudante de mestrado. Estudou Bíblia no SAB e Teologia sistemática na FAJE.