Meus olhos viram a tua salvação!
2 de fevereiro de 2024“E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se.”
4 de fevereiro de 202403 de fevereiro de 2024, sábado, 4ª Semana do Tempo Comum
Evangelho de Mc 6,30-34 – “Eram como ovelhas sem pastor”.
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
1) Leitura: O que o texto diz?
O trabalho em favor do Reino é árduo, exige muito dos discípulos. Jesus reconhece o cansaço dos seus e recomenda-lhes o descanso necessário e revigorante. É a compaixão que move o Mestre de Nazaré. Ele se coloca no lugar de tantos homens e mulheres carentes de tantos males; por isso, o Senhor dirige a cada pessoa uma palavra ou gesto acolhedor e reconfortante. Ele tem palavras de vida eterna (cf. Jo 6,68).
2) Meditação: O que o texto me diz?
Na vivência comunitária, há momentos de alegria e tristeza, de euforia e de cansaço. Mas não estamos sozinhos na missão, o Ressuscitado sempre está presente na vida dos discípulos, por isso é preciso que não desanimemos diante dos percalços da missão.
3) Oração: O que o texto me faz dizer?
A messe é grande e os operários são poucos (Lc 10,2). Rezo uma prece especial pelas vocações, especialmente pelos missionários e missionárias que são presença do Cristo, Bom Pastor, na vida de tantas comunidades espalhadas pelo mundo inteiro.
4) Contemplação: O que o texto faz em mim?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Diante de tantos afazeres cotidianos, é importante que eu tenha tempo necessário para o descanso e para a oração pessoal. Faço um compromisso pessoal de buscar melhorar essas práticas!
5) Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Como compromisso de vida, procure ajudar na formação dos novos padres de sua diocese, rezando pelas vocações sacerdotais.
Pe. Lúcio Flávio Galvão Camargos é presbítero e Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Divinópolis/MG; membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste II da CNBB.