Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os …
29 de abril de 2022“Jesus ressuscitado aparece aos apóstolos no cotidiano de suas atividades”
1 de maio de 202230 de abril de 2022- Sábado, 2ª Semana da Páscoa
Evangelho –Jo 6,16-21
Leitura: O que o texto diz
O texto relata que os discípulos de Jesus estavam em um barco, à tarde em direção a Cafarnaum, quando um vento forte fez o mar ficar revolto. Jesus veio sobre o mar até eles. Eles temeram. E Jesus os tranquilizou dizendo “Sou eu; não temas.” E o barco chegou ao seu destino.
Meditação: O que o texto me diz
O texto me diz que mesmo nos momentos de dificuldades, Deus é presente em minha vida e na vida de cada um de nós.
Mesmo diante do desconhecido, do escuro, do medo… eu posso me acalmar, pois Ele comigo sempre está.
Oração: O que o texto me faz dizer
Senhor, viver é um grande desafio. Minha fé ainda não é forte o bastante. Muitas vezes tenho medo do que se apresenta para mim. Me vejo no escuro e não sei para onde, nem como ir. Sinto uma angústia e uma grande solidão. A única coisa capaz de mover-me e sentir-me bem, é saber que o Senhor está sempre comigo. Mesmo que eu não seja capaz de senti-lo, o Senhor vem ao meu encontro para auxiliar-me na caminhada.
Contemplação: O que o texto faz em mim
O texto me faz sentir e pensar em como a presença de Deus em minha vida é forte e de como dependo Dele para existir. Então, penso que mesmo nos momentos sombrios porque passo, Ele me traz luz e me direciona para onde devo ir. Ele me acalma, Ele me dá suporte, Ele cuida de mim com muito zelo e amor. Essa dependência Dele (Nele) me fortalece, corrige o rumo da minha existência e me faz mais confiante, mais seguro de que mesmo diante dos desafios que a vida apresenta, posso contar com o Seu auxílio, com Seu amor incondicional e continuar o caminho, pois nunca estarei só.
Ação: O que eu posso fazer a partir do evangelho.
Acredito que a partir desta passagem do Evangelho, posso revitalizar a minha fé. Torná-la mais forte. Creio que posso também, não me deixar abalar pelos ventos fortes e ondas enormes que afetam e abalam o mar da minha existência. E crer ainda mais, que mesmo diante das dificuldades e das minhas limitações humanas, Deus em sua infinita graça não me desampara. Está sempre do meu lado, ou muitas vezes me carregando no colo. Desta forma, posso a partir deste texto, renovar minha esperança de que a vida vale a pena. Assim posso também revelar essa minha crença, aos que ainda não fizeram o encontro com Jesus Cristo ,reconhecendo-o como nosso farol , nosso porto seguro, fonte de luz e amor.
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e da equipe da Pós-graduação em Catequese da PUC-MG.