“Reconheceram-no ao partir do pão”
7 de abril de 2021“Jesus tomou o pão e distribui-o…”
9 de abril de 202108/04/2021 – Lc 24, 35-48
“Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão” (Lc 24,35)
Leitura: o que o texto diz?
Antes de iniciar a leitura do texto, invoque o auxílio do Espírito Santo. O Senhor ressuscitado aparece aos discípulos. Confirma sua ressurreição. Jesus se apresenta não como fantasma, mas com gestos familiares. Come e se permitir tocar. Fala-lhes das Escrituras e os convida a serem “testemunhas dessas coisas” (Lc 34, 48).
Meditação: o que o Senhor me diz por meio da Palavra?
Todos os relatos das aparições do Ressuscitado revelam a dificuldade que os discípulos tiveram de reconhecê-lo. Retome o texto sagrado, leia-o com mais atenção. Os relatos das aparições do Ressuscitado apresentam o grupo dos discípulos como um grupo desconfiado, que só passam a aceitar Jesus vivo depois de um longo caminho. Revela para nós que o caminho da fé não é feito pelas evidências, mas é um caminho que se faz com o coração aberto à revelação de Deus, pronto a acolher a experiência de Deus e de vida que ele quer dar. Esse é o caminho que os discípulos tiveram de percorrer. Experimentaram das dúvidas e incertezas, mas fizeram a experiência do encontro pessoal com o Cristo ressuscitado.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Lucas nos diz, não apenas para nós cristãos desse século, mas, para aqueles que nos antecederam na fé, que temos que percorrer o caminho nem sempre claro da fé, até chegarmos à certeza da ressurreição. Em espírito de oração, coloque-se na presença do Senhor pedindo as graças necessárias para crescer na intimidade com ele – a leitura da Palavra de Deus, o encontro comunitário, o amor fraterno, a partilha do pão. Não sentimos, por muitas vezes, a presença de Jesus a apontar-nos caminhos de vida nova e a encher o nosso coração de esperança quando lemos e meditamos a Palavra de Deus? Não sentimos o coração cheio de paz – a paz que Jesus ressuscitado dá aos seus – quando escutamos e acolhemos os planos de Deus, quando buscamos conduzir a nossa vida de acordo com os projetos de Deus?
Contemplação: o que Deus, através do evangelho, faz em mim?
Jesus continua a sentar-se com os seus, a estabelecer laços com eles. Sendo assim, os discípulos alimentados pela palavra, recebem de Jesus a missão de testemunharem a sua ressureição. Crescer na intimidade da Palavra de Deus é ter os sentidos convertidos para Ele. Onde o Senhor me leva a testemunhá-lo? Como tenho testemunhado o Ressuscitado na minha família, grupo de amigos, trabalho, comunidade religiosa? Tenho me colocado a caminho desse crescimento gradual com a Palavra de Deus?
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
O Encontro com o Ressuscitado nos impulsiona a missão: anunciar a experiência da ressurreição, o encontro com o Senhor e sua presença viva na Palavra, na Eucaristia e no amor partilhado com os irmãos.
Rodolfo Marins – Professor de Língua Portuguesa e Inglês. Graduando em Filosofia. Membro do CEBEL.