
“Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi…”
29 de setembro de 2025
O que você precisa deixar para trás?
1 de outubro de 2025
30 de setembro, 3ª Feira, Memória de São Jerônimo
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 9,51-56
Leitura: O que o texto diz?
São Jerônimo é o homem que se dedicou e amou a Palavra de Deus. E o Evangelho de Lucas, hoje, nos convida a percorrer, com Jesus, o longo e desafiador caminho da Galileia em direção a Jerusalém. Ele toma esta decisão de forma firme. Toda sua vida se converge para esta trajetória buscando a libertação do povo, sabe que este caminho coloca em risco sua vida, mas é o amor, a fidelidade a Deus e à humanidade que O move. Muitos não compreendem, rejeitam ou abandonam o caminho.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus parte para Jerusalém, seu anúncio de vida plena não pode esperar, mesmo sabendo que tal ação, coloca em risco sua vida. No caminho, desde seu nascimento, Jesus enfrentou rejeições, não foi acolhido e ao anunciar sua mensagem enfrentou desafios, não foi diferente ao seguir para Jerusalém. Os discípulos ainda não compreendiam plenamente a dimensão da sua missão e frente a rejeição, querem destruir quem não acolhe a Jesus. Desejam retribuir o mal com o mal. Mas Jesus é fiel à vontade de Deus que é amor, misericórdia e repreende a ação dos discípulos. Também nós devemos tomar consciência do que significa ser discípulo de Jesus, ser sinal da sua presença e vontade, enfrentar os desafios fazendo o bem prevalecer sobre o mal, priorizar a vida, na certeza que não estamos só. Somos fortalecidos pelo amor de Jesus Cristo que nos deu a sua entrega à cruz e, hoje, vivo está no meio de nós.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor, por intercessão de São Jerônimo, que a Palavra de Deus seja sempre o sustento de sua vida.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Em sua caminhada na vida, já enfrentou problemas em decorrência da sua decisão de seguir Jesus? Em seu cotidiano, você age como os discípulos diante das pessoas que pensam diferente de você ou assume o jeito paciente e misericordioso de Jesus, que respeita o tempo de cada um? Você Acha difícil colocar o respeito acima de tudo para ser fiel ao Evangelho?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
-“Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente”. Seguir Jesus, ser mensageiro da sua proposta, requer contemplação da sua vida e missão.