“Eis que conceberás e darás à luz um filho”
7 de outubro de 2021“Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus”
9 de outubro de 202108/10/2021 (Sexta da 27ª semana do Tempo comum):
Lc 11, 15-26 “Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.”
Leitura: o que o texto diz?
Jesus após expulsar um demônio, recebe críticas daqueles que o estavam observando. Eles afirmam que o Senhor os expulsa pelo poder de belzebu. Jesus contrapõe dizendo que um reino divido não pode subsistir, e vai além perguntando àqueles que lá estavam de onde vinha a autoridade dos discípulos destes em expulsar os demônios, se Jesus expulsava por belzebu, eles, por quem expulsavam? Jesus mostra que o poder de expulsar demônios está nele porque o Reino de Deus chegou e os põe em situação de xeque: “Quem não está comigo, está contra mim; e quem não ajunta comigo, espalha”. Por fim, Jesus explica que o espírito impuro, ainda que seja expulso, pode retornar àquele que dele foi liberto e, se encontrar um local propício, faz aí um estrago ainda maior do que antes.
Meditação: o que o texto me diz?
Dentro dessa passagem são muitas as informações e ensinamentos que nos são dados. O que mais lhe chamou atenção? O que lhe tocou nesse Evangelho? Se coloque observando o milagre e reflita sobre a atitude de todos os que estão ali presentes e sobre tudo o que é dito por Jesus.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Tendo ruminado todo o Evangelho, permita que do seu interior brote uma oração. Converse com Jesus sobre suas dúvidas, inquietações, conte para Ele o que perturba seu coração e peça a graça de se permitir ser tocado por suas palavras de autoridade, por sua força, que não permite que homem forte algum prevaleça.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
É chegado o momento de deixar Deus agir. Já lemos e relemos o texto, observamos o que aconteceu, falamos ao Senhor do nosso coração, e agora convém deixar Ele agir em nosso íntimo, permita que o Senhor prevaleça como Homem mais forte que toma de conta de tudo e vela sobre a nossa vida.
Ação: o que o texto me leva a fazer?
Após a nossa leitura orante, devemos questionar a nossa atitude em meio às realidades que nos cercam. O que faremos? Estaremos ao lado do Senhor juntando com Ele e fazendo o Reino de Deus acontecer, ou espalharemos, dispersando tudo ao nosso redor, dotando o mundo de desordem e confusão? O que cabe a nós fazermos? Se até o reino de Satanás trabalha em unidade, quanto mais nós devemos trabalhar em comunhão para que o Reino de Deus seja realizado na terra.
Ir. Luis Henrique Albuquerque Moreira, INJ. Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém e graduando em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).