“Convertei-vos e crede no Evangelho”
11 de janeiro de 2021“Curou muitas pessoas”
13 de janeiro de 202112/01/2021 – Mc 1,21b-28
“Ensinava como quem tem autoridade ”
Leitura. O que diz o texto?
Jesus é um Mestre que ensina. Ele cumpre sua missão de proclamar a Palavra e entra na sinagoga para este fim. O povo fica maravilhado com seu ensinamento, que é diferente dos Escribas, que só discutiam a Lei mas não tinham propostas concretas para tornar o Reino de Deus uma realidade. Jesus ensina com autoridade, que significa atitude de serviço, palavra que transforma vidas, que cura as pessoas (v.25). Um ensinamento coerente com sua vida.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
A Palavra de Deus tem força criadora, transformadora. Jesus vence o espírito maligno com a força da Palavra. Em outra ocasião, ele vence as tentações do maligno com a Palavra de Deus (Mt 4,4). Deus nos diz hoje que o mal existe, mas não tem a última palavra. A Palavra decisiva é de Deus.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, que nos cura de todo o mal, manifesta toda a sua “autoridade” e abre-nos o coração à sua Palavra, como outrora fizeste com os discípulos de Emaús (Lc 24,32). E com a ajuda da sua graça, venceremos o mal que ainda existe em nós.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Lançando nosso olhar para a sinagoga de Cafarnaum, percebemos que Jesus se encontra lá com seus discípulos. Você, que é discípula e discípulo dele, também está. Permanece em atitude de quem ouve o Mestre, que ensina. Quero estar atento à sua Palavra, que é lâmpada para meus passos e luz para o meu caminho. No silêncio, acolho a Palavra que tem autoridade para me libertar de toda a maldade.
O que o texto me sugere a viver?
Assim como Jesus, sejamos profetas coerentes, nunca separando fé e vida, vivendo na prática o que proclamamos.
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil