
Santa Maria, mãe de Deus
1 de janeiro de 2026
02 de Janeiro, 6ª feira, Memória dos Santos Basílio Magno e Gregório Nianzeno.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de João 1,19-28
Leitura: O que o texto diz?
No Evangelho de hoje João Batista não é uma voz que louva a si mesmo. A voz que as pessoas têm de escutar é a de Deus. João é a voz que grita, é aquele que tem consciência da sua missão; ele não se faz o centro das atenções, mas indica sempre o “outro”; ele não atrai olhares sobre si mesmo, mas convida a olhar para o “outro”. Sua voz está a serviço de Jesus. João anuncia que virá o Messias.
Meditação: O que o texto me diz?
A Palavra de Deus é dirigida a João no deserto. Palavra frágil e imensa, que é como um sair de si, um erguer-se sobre a lógica do poder, um desviar-se dos caminhos habituais, longe das grandes capitais e dos reis, um perder-se no deserto. É o Deus que escolhe os pequenos e a quem basta um só homem que se deixe inflamar pela sua Palavra. João anuncia o Messias.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que lhe dê a sabedoria de também ser voz que anuncia os ensinamentos do Senhor. Peça a Deus que o ajude a ser voz profética como foi João Batista, a ser voz dos que não tem voz na sociedade. Peça que Ele faça de você um eco da Sua Palavra de amor na família, na comunidade e sociedade.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
A voz que as pessoas têm de escutar é a de Deus. Por isso temos que anunciar sua Palavra mais que as nossas. Sua voz está a serviço de quê? De quem? É voz que promove e salva o outro?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Diz João Batista: “Eu batizo com água. Mas entre vós está alguém que vós não conheceis: aquele que vem depois de mim, e do qual eu não sou digno de desatar as correias da sandália”. Para viver na lógica do Reino de Deus, é preciso sempre construir pontes. É tempo de escuta, ir em frente e aplainar os caminhos do Senhor, possibilitar travessias e assumir a prática da justiça e do amor ao próximo com ações que transformem realidades. É preciso novamente ouvir o que diz João Batista:
“Endireitai o caminho para o Senhor!”


