Glória a Deus no mais alto dos céus!!
24 de dezembro de 2020O Espírito falará em vós…!
26 de dezembro de 2020DIA: 25/-12/2020 – Sexta-feira
Evangelho – Lc 2,15-20
Leitura: O que o texto diz?
Silenciar, retomar com olhos atentos a beleza da narrativa do nascimento de Jesus, contemplar…
Os pastores decidem ir às pressas a Belém, para ver o que lhes tinha sido anunciado e encontram Maria, José e o menino na manjedoura conforme lhes fora revelado. Relatam o que ouviram, maravilhando a todos e Maria guarda os fatos, meditando em seu coração. Os pastores retornam glorificando e louvando a Deus o que viram e ouviram, conforme lhes fora anunciado.
Meditação: O que o texto me diz?
A Palavra de Deus narra efetivamente um acontecimento. Os pastores dizem: “Vamos a Belém, ver este acontecimento que o Senhor nos revelou.” O Menino Deus nasce ao relento, no anonimato, quem vai ao seu encontro, vê e testemunha sua presença são os pastores, gente pobre, humilde, que é capaz de perceber a presença de Deus e tem o dom de cuidar… Tomados pela beleza e encanto do acontecimento, narram a mensagem de Deus sobre o Menino. Diante da experiência Maria, ouve, conserva tudo tanto no coração quanto na memória, os pastores retomam seu caminho agraciados. Reconheço a presença de Deus que se manifesta em acontecimentos comuns da vida? Guardo e medito em meu coração a Palavra e os acontecimentos?
Oração: o que o texto me faz dizer?
Querido Deus, É Natal, recebo tua presença misteriosa em minha vida.
Quero cultivar a escuta atenta da tua Palavra, ajuda-me a não me distrair.
Ajuda-me a enxergar e anunciar a beleza da tua presença, nesse nosso mundo violentado pelo medo, indiferença, divisões.
Que tua luz e teu amor me fortaleça para ser como os pastores, testemunhas e proclamadores da tua presença que inaugura novo tempo.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Olhando para o Menino na manjedoura, penso em tantas vidas indefesas e frágeis, mas repletas do amor de Deus. Necessitam de cuidados, atenção para a necessidade da superação das estruturas que não acolhem os mais fracos, pobre, humildes e excluídos. é preciso agir.
Vejo também inúmeros sinais da presença da ternura de Deus que nos olha e cuida.
Nesse ano, em especial, quantos profissionais se dedicaram, sem medir esforços para cuidar das vidas frágeis assoladas pelo vírus que atinge nosso planeta.
Ação: o que posso fazer do texto?
É Natal. É novo tempo:
‘Glória a Deus no mais alto dos céus,
e paz na terra aos homens por ele amados.’
olhando o ano que caminha para o fim, mesmo em meio a tantos desafios, louvo e dou graças a Deus por quais acontecimentos? Como contribuir para que a paz seja uma realidade em nossos dias? Com quais atitudes posso testemunhar o amor, a ternura, a beleza da presença de Deus que se faz presente em nossa humanidade?
Ana Angélica Ribeiro, pedagoga, especialista em catequese, membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2