“De fato, seu nome tornara-se conhecido”
3 de fevereiro de 2023Ser sabor e luz no mundo
5 de fevereiro de 202304 de fevereiro, sábado da 4ª Semana do Tempo Comum
Evangelho de Mc 6,30-34
Leitura: o que o texto diz?
Prepare seu ambiente de oração e invoque a presença do Espírito Santo. Respire fundo algumas vezes e procure aquietar por alguns minutos todo o seu ser. Comece a leitura do pequeno trecho de Mc 6,30-34. Os apóstolos estão compartilhando o que eles haviam ensinado e feito. Jesus os convida para descansar após sua missão. Por mais que queiram se retirar, a multidão sedenta e faminta da Palavra de Deus os encontram. Você está observando a cena e imaginando de onde saiu tanta gente! Jesus desembarca com os discípulos. Vê a numerosa multidão e sente compaixão dela, como “ovelhas sem pastor”. Mais uma vez começa a ensinar-lhes. Você está ouvindo atentamente o Mestre falar nessa grande multidão. Observe as feições dos discípulos e da multidão. Como as palavras de Jesus impactam na vida deles e também na sua?
Meditação: O que o texto me diz?
Também os discípulos estavam cansados. Eles voltavam de um trabalho missionário e tinham fome. Jesus reconhece a necessidade do descanso deles e os chama para um local à parte. Porém o povo se antecipa, chega primeiro ao local do descanso. Jesus percebe que a necessidade do povo é ainda maior que o justificado descanso dos discípulos. Ele se move de compaixão como quem sente por dentro a dor do povo e os alimenta primeiro com sua palavra, depois, na sequência do texto, com o pão. Que nosso merecido descanso, não nos roube a capacidade de ter compaixão diante dos que mais sofrem… Fale com Deus sobre isso.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Assim como os discípulos partilharam as graças que aconteceram na missão deles, você também é convidado a contar para Jesus aquilo que você tem experimentado. Quais foram os feitos e os ensinamentos que repercutiram em sua vida e na daqueles aos quais Ele confiou a você? Apresente também a necessidade de descansar sobre Ele. Peça-o para aproveitar as oportunidades de recolhimento e renovar suas forças. Permita que o Senhor transforme seu coração a fim de que o torne mais sensível às necessidades do próximo. Quais as pessoas como “ovelhas sem pastor” que devem experimentar a compaixão do Senhor e a sua?
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Contemple Jesus ensinando o povo movido de compaixão, recorde as pessoas mais sofridas e repita em seu coração: “Tenho pena desse povo! São como ovelhas sem pastor!” Você é capaz de seguir este exemplo? De tentar fazer uma pequenina parte do que fizeram Jesus e os discípulos pelos outros?
Ação: O que esse texto me faz agir?
Diariamente você se depara com os contra valores cristãos e parece “remar contra a maré”. Diante da corrupção, do egoísmo, do desamor, miséria, exploração do meio ambiente e tantas mazelas, há um chamado a testemunhar e exercer sua missão. Que atitudes você deve assumir em sua vida para colaborar com um mundo mais compassivo? Quais são os necessitados que o Senhor envia para que pratiquemos sua misericórdia?
Equipe Lectionautas