As obras de Jesus
16 de dezembro de 2016O nascimento de Jesus é anunciado (LC 1, 26 – 38)
20 de dezembro de 2016Esta é a lista dos antepassados de Jesus Cristo, descendente de Davi, que era descendente de Abraão.
Abraão foi pai de Isaque, Isaque foi pai de Jacó, e Jacó foi pai de Judá e dos seus irmãos. Judá foi pai de Peres e de Zera, e a mãe deles foi Tamar. Peres foi pai de Esrom, que foi pai de Arão. Arão foi pai de Aminadabe, que foi pai de Nasom, que foi pai de Salmom. Salmom foi pai de Boaz, e a mãe de Boaz foi Raabe. Boaz foi pai de Obede, e a mãe de Obede foi Rute. Obede foi pai de Jessé, que foi pai do rei Davi.
Davi e a mulher que tinha sido esposa de Urias foram os pais de Salomão. Salomão foi pai de Roboão, que foi pai de Abias, que foi pai de Asa. Asa foi pai de Josafá, que foi pai de Jorão, que foi pai de Uzias. Uzias foi pai de Jotão, que foi pai de Acaz, que foi pai de Ezequias. Ezequias foi pai de Manassés, que foi pai de Amom, que foi pai de Josias. Josias foi pai de Jeconias e dos seus irmãos, no tempo em que os israelitas foram levados como prisioneiros para a Babilônia.
Depois que o povo foi levado para a Babilônia, Jeconias foi pai de Salatiel, que foi pai de Zorobabel. Zorobabel foi pai de Abiúde, que foi pai de Eliaquim, que foi pai de Azor. Azor foi pai de Sadoque, que foi pai de Aquim, que foi pai de Eliúde. Eliúde foi pai de Eleazar, que foi pai de Matã, que foi pai de Jacó. Jacó foi pai de José, marido de Maria, e ela foi a mãe de Jesus, chamado Messias.
Assim, houve catorze gerações desde Abraão até Davi, e catorze, desde Davi até que os israelitas foram levados para a Babilônia. Daí até o nascimento do Messias, também houve catorze gerações.
Oração:
Que o Espírito Santo possa nos auxiliar na compreensão da mensagem que este trecho do evangelho nos apresenta.
Ao ler essa sucessão de nomes e gerações, podemos, em um primeiro momento, achar a leitura enfadonha. Contudo, numa leitura mais cuidadosa, identificando alguns personagens, podemos perceber, de maneira mais concreta, a encarnação de Jesus na história de um povo.
O evangelista não seleciona apenas personagens de vida exemplar, o que poderia ser compreensível, para exaltar a santidade de Jesus. Na relação, estão personagens com vidas humanas cheias de conflitos, atitudes pouco aceitáveis, mas, também, exemplos de superação. Poderia ser a árvore genealógica de qualquer um de nós.
Essa história comum e cotidiana é o lugar em que Deus faz sua morada. Grandes e luxuosas catedrais somos nós que fazemos, acreditando, talvez, que agradem a Deus. Contudo, é na simplicidade do nosso dia a dia que Deus quer habitar.
Lembrar e rezar com a genealogia de Jesus nos ajuda a perceber Deus encarnado e vivendo junto conosco, em tudo que fazemos, desde o espreguiçar pela manhã até o beijo de boa noite em nossos familiares.
Neste tempo em que nos preparamos para fazer memória do nascimento do menino Jesus, importa aprofundarmos na percepção da Trindade que habita entre nós e em nós, do Deus encarnado na humanidade. A vida plena que Jesus veio nos dar passa por esse reconhecimento.
Na oração pessoal, possamos responder a esta pergunta: na simplicidade das várias ações que faço a cada dia, permito que o Deus encarnado se revele?
Encanta-me perceber o desejo de Jesus para que assim seja. Assim, Ele ora ao Pai: “Não peço somente por eles, mas também em favor das pessoas que vão crer em mim por meio da mensagem deles. E peço que todos sejam um. E, assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste. A natureza divina que tu me deste eu reparti com eles a fim de que possam ser um, assim como tu e eu somos um. Eu estou unido com eles, e tu estás unido comigo, para que eles sejam completamente unidos, a fim de que o mundo saiba que me enviaste e que amas os meus seguidores como também me amas” (Jo 17, 20-23).
Senhor Jesus, que este tempo do advento e da comemoração do seu Natal nos ajudem a nos conformar a você, um pouco mais. Amém!
***
João Batista Pereira Ferreira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte