
Jesus chamou os doze…
9 de julho de 2025
Eu vos envio como ovelhas em meio a lobos
11 de julho de 2025
10 de julho, 5ª feira, 14ª Semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 10,7-15
Leitura: O que o texto diz?
Percebemos aqui a continuidade das instruções de Jesus aos apóstolos, hoje de maneira mais específica, como se apresentasse um plano de trabalho. Mas o coração da missão continua sendo a gratuidade e abertura de coração. O conteúdo é a proclamação do Reino. O desdobramento dessa proclamação é o socorro dos pobres (doentes, leprosos, possuídos) ou seja, quem é impuro e está à margem da religião oficial. A recomendação de Jesus é que os missionários sejam desapegados, não levem muito conteúdo, bagagem extra. O fardo de Jesus é leve. Levam a paz do Messias, que os amantes da paz logo reconhecerão e estarão dispostos a receber. Mas também Jesus os prepara caso haja rejeição ao acolhimento da Palavra: não dar ouvidos, sacudir a poeira e partir para a próxima.
Meditação: O que o texto me diz?
O coração da missão apresentada por Jesus continua sendo a gratuidade e abertura de coração. O conteúdo é a proclamação do Reino de Deus. O desdobramento dessa proclamação é o socorro dos pobres (doentes, leprosos, possuídos) ou seja, quem é impuro e está à margem da religião oficial. A recomendação de Jesus é que os missionários sejam desapegados, não levem muito conteúdo, bagagem extra. O fardo de Jesus é leve. Levam a paz do Messias, que os amantes da paz logo reconhecerão e estarão dispostos a receber. Mas também Jesus os prepara caso haja rejeição ao acolhimento da Palavra: não dar ouvidos, sacudir a poeira e partir para a próxima. A paz oferecida por Jesus aos seus discípulos é a mesma paz que chegou até nós. Sinta que essa paz, dom de Deus, deve ser oferecida aos outros. De graça a recebemos.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que te faça instrumento da Sua Paz. Peça que Ele te dê a graça de ser despojado de si mesmo para sentir a presença dos mais necessitados e sofredores, os preferidos do Reino. Peça que Ele te dê a alegria de ser seu colaborador na construção do seu Reino de Amor
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Em qualquer lugar, em qualquer circunstância, em qualquer tempo, você pode participar na construção do Reinado de Deus, aqui e agora. Como está a sua participação? Você deixa transbordar a riqueza dos seus dons, oferecendo-a aos outros?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“De graça recebestes, de graça deveis dar!”, anuncia Jesus no evangelho de hoje. Que coloquemos nossos dons a serviço do reinado de Deus neste mundo.
Equipe Lectionautas