“Vendo as multidões, compadeceu-se delas”
7 de julho de 2020“De graça recebestes, de graça deveis dar!”
9 de julho de 202008/07/2020 – 4ª feira da 14º semana do Tempo Comum – Mt 10,1-7
“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’ ”
Leitura. O que diz o texto?
Iniciando o Discurso Missionário do evangelho de Mateus, a narrativa de hoje mostra Jesus escolhendo colaboradores para a tarefa primordial para a qual ele veio: proclamar o Reino dos Céus. Escolhe pessoas próximas, irmãos, mas também outros de diferentes origens, posição social, modos de pensar. Há nomes hebraicos, gregos, pescadores, zelotas e até um publicano, o próprio Mateus. O texto fixa o número doze e dá nome a eles, assim como as doze tribos de Israel foram nomeadas. É um número que dá sentido de plenitude. Jesus dá poder (serviço) de curar e libertar, instrui e apresenta seu plano de trabalho. O ambiente da missão primeiramente é doméstico (Casa de Israel). Porém, ao final não haverá limites nem fronteiras, conforme o final do evangelho (28,19).
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
O Reino de Deus está próximo. Este anúncio que está no centro da missão de Jesus e dos apóstolos, nos revela que algo novo está acontecendo. O povo está acostumado com vários “reinos” instalados no mundo e que não condizem muito bem com o reinado de Deus. Jesus e seu Povo estavam sob os reinos do império romano e das autoridades de Israel. Agora ele veio anunciar um novo Reino, onde impera a paz e a justiça a favor dos pobres e marginalizados.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Diante de tantos reis imperando neste mundo, peço esta graça: Senhor, reina em meu coração! Quero assumir essa missão apostólica, de anunciar o Reino da Paz e Justiça. Não deixe as ovelhas perdidas por falta de cuidado dos pastores. Dá-me força para assumir essa missão de batizada e batizado: proclamar a Palavra de Deus.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
No silêncio contemplativo, sinta o suave chamado do Mestre: “Vem…”. Jesus sempre está chamando apóstolos e apóstolas para a sua missão. Chama de onde você está e na sua condição: mulher, homem, mãe e pai de família, jovem, solteiros, casados, idosos, consagrados e consagradas… toda pessoa batizada. O chamado continua. Quero ouvir teu apelo, Senhor.
O que o texto me sugere a viver?
O compromisso com o Reino dos Céus implica em abertura de ouvidos e coração, para uma palavra nova, que dará novas respostas. Estou aberto ao chamado do Senhor, para ser uma colaboradora e um colaborador na sua missão?
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil