
“Quem diz o povo que eu sou?”
26 de setembro de 2025
A compaixão e a indiferença
28 de setembro de 2025
27 de setembro, sábado, 25ª Semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 9,18-22
Leitura: O que o texto diz?
Jesus termina sua missão na Galileia. Experimenta momentos de popularidade e êxito diante do povo e todos ficam maravilhados com a grandeza de Deus. Jesus sabe que os milagres são sinais do Reino e da Salvação oferecida por Deus à toda humanidade. Os apóstolos não compreendem muito bem o sentido de tudo.
Meditação: O que o texto me diz?
A euforia e o encantamento dos discípulos diante das maravilhas de Jesus, é interrompida quando Jesus volta a falar de sua paixão, de sua cruz. Compreender a cruz significa compreender o lado luminoso do rosto de Jesus que revela o Pai. Os sonhos e expectativas dos discípulos, se diferem dos de Jesus. Daí a dificuldade deles em aceitar o anúncio da paixão do Mestre. Eles não entendiam o que Jesus estava falando. O desvio do caminho de Jesus nos põe na contramão do seu seguimento.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Dê graças a Deus pelo seu amor por ti e, por toda humanidade em Cristo, que se ofereceu na cruz pela vida e salvação de todos. Peça também ao Senhor a graça de segui-lo nas experiencias de cruz em sua vida. Que em tudo você seja capaz de amar e servir.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Quais são as dificuldades encontradas para você acolher o anúncio da cruz de Jesus? Qual o verdadeiro sentido, em sua vida, do seguimento de Jesus? De que maneira você pode, a exemplo de Jesus, fazer de sua vida uma verdadeira doação?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
-“O Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens”, diz Jesus. O sentido da vida está em ser capaz de colocá-la a serviço, por amor a todos. Atraídos por ele na cruz, somos chamados a experimentar seu amor e nos comprometermos em amar. Hoje a Igreja celebra a memória de São Vicente de Paulo, que testemunhou na sua vida essa unção, esse seguimento a Jesus, o Messias. Ele dedicou toda a sua vida no cuidado com os mais pobres, um carisma que nos alcança até hoje, carisma esse que é assumido por toda a Igreja que deseja ser uma comunidade samaritana, que cuida dos sofredores. Que o Espírito Santo de Deus, o mesmo que animou, ungiu Jesus e também nos ungiu no dia do nosso Batismo, nos ajude no cumprimento dessa tarefa missionária. Roguemos:
São Vicente de Paulo, rogai por nós!