“O verdadeiro sentido da caridade”
19 de fevereiro de 2021As tentações no deserto
21 de fevereiro de 2021LECTIO DIVINA – 20/02/2021
( Lc 5, 27-32)
“Em sua vocação testemunhará que o Reino de Deus é para todos”
Leitura: O que o texto diz
Hoje um grande aprendizado com Jesus sobre sua misericórdia, como porta para o reino dos Céus. Jesus nos chama, porém, existem as condições. O coração contrito, necessitado de receber e a dar o perdão, se faz fundamental. Ora, os fariseus não entendiam assim, pois suas justiças eram conforme seus interesses. Por outro lado, percebemos que o segredo de Levi (Mateus), cobrador e pecador público foi o de reconhecer e aceitar sua condição miserável, uma vez que, era considerado “caso perdido”, acolheu o convite de Jesus, iniciou processo de desistência de seus interesses e O seguiu.
A palavra de Deus fala o avesso das coisas do mundo, e por isso, a tendência em demorarmos com seu entendimento porque nos confunde. E contrariando nossas expectativas, Jesus esclarece que não veio chamar os justos, e sim, os pecadores à mudança de coração. Quanto mais nos sentirmos enfermos, mais Jesus estará ao nosso lado como médico da alma providenciando nossa cura. Ele afrontou a lei, uma vez que, comeu com os publicanos, classe que ajudava o Império Romano na arrecadação de impostos, ou seja, na exploração do povo. Ultrapassando os limites dessa lei e da cultura judaica, pregando e convivendo com os pagãos, também nos chama a atenção da real necessidade de convivermos com o diferente se desejamos sua mudança, e não desprezá-los. O ensinamento é que qualquer um literalmente, poderia responder ao chamado da mesma forma que os primeiros discípulos. Independente de culturas e formas de vidas, o aprendizado faz parte da vida de todos.
Quanto à vocação de Levi, Lucas enxerga o comportamento de Jesus que pode servir para sua comunidade, A autêntica evangelização deve cumprir também essa proximidade aos necessitados. Estes, responderem ao chamado de imediato como foi Levi. A vida em Deus é plena, e assim caminhamos, com alegria e paz no coração. A alegria expressa em Eclo 1,11s e em Is 58,9b-14, que se faz experiência com Deus e O segue.
Meditação: O que o texto me diz
Adentrando mais no seu íntimo, permita-se abertura para refletir sobre sua vida dentro do contexto da palavra de hoje, o que te chama atenção, o que mais te toca? Quais situações reconhece que precisa de melhoras? Você segue preceitos como os fariseus, e não se sente bem, diante de algumas pessoas por julgá-las pecadoras? Perceba que Jesus traz sua missão de misericórdia a todos, se faz necessário seu coração contrito e disposto a ser convertido.
Oração: O que o texto me faz dizer
Conversando profundamente com Deus, e após ter olhado seu interior, deve ter percebido situações que devem ser melhoradas, outras mudadas completamente. Isso é o cuidado de Deus com você, trazendo sua luz e a graça necessária da mutação, e consequentemente, amar sem medidas, sem julgamentos, uma vez que, o próprio Jesus, nos ensina através de seu testemunho. Que faça escolha sábia em aceitar o convite do mestre para estar ao seu lado.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Feche os olhos e sinta Deus ao seu lado. Ele deseja te falar sobre sua vocação, assim como fez com Levi. Através dela exercer os dons que também tem para você. Se Jesus afrontou a Lei Judaica em prol do bem da vida, Ele vem te curar também, de suas enfermidades, se faz apenas necessário que reconheça ser o seu melhor médico. Portanto, se entregue cada vez mais com sinceridade e de forma abundante, deseje o melhor dEle a você e ao próximo.
Ação: O que o texto me faz agir
Através do perdão somos curados, nos tornamos pessoas com novos corações. Aquilo que mais o tocou para melhorar ou mudar, continue pedindo e se abrindo ao novo. Que desde então, possa iniciar seu processo, e convidar alguém em sua casa que conheça e que tanto necessita de sua ajuda, acolhimento. Você recebe sua vocação, e seus dons devem ser exercidos em prol da construção do Reino de Deus. Se algum fariseu cruzar contigo ou te visitar, acolha-o da mesma forma, eis o sentido e significado do ensinamento de hoje.
Mércia da Silva Pereira*
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduanda em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.