O amor desinteressado é caminho de santidade
1 de novembro de 2021Seguir Jesus implica renúncias.
3 de novembro de 20212 de novembro, 3ª feira, memória de todos os fiéis falecidos.
Evangelho de Jo 6,37-40
Leitura: O que o texto diz
Deus não está distante da dor, do fracasso, da morte… Ele se faz presente, caminha conosco e sofre nossa fragilidade. Nesse sentido, a Ressurreição é possível porque Deus se mistura com a morte, e faz emergir daí a Vida eterna. Em Deus morremos, em Deus vivemos. Na vida e na morte somos de Deus. Quem acredita em Jesus tem, desde já, a vida eterna, porque adere Àquele que é a ressurreição e a vida, o único que pode levar-nos para além do intransponível limite da morte.
Meditação: O que o texto me diz
Quando tomamos consciência da morte, nós nos damos conta de que a vida é um verdadeiro milagre, que cada instante deve ser vivido como um presente e devemos saboreá-lo o máximo possível, porque não sabemos quando se acabará. Portanto, hoje é dia para nos perguntar a respeito de como vivemos e que sentido estamos dando à nossa existência. A morte é nossa confirmação na mão de Deus: Ressurreição.
Oração: O que o texto me faz dizer
O prefácio da liturgia de hoje diz: “Senhor, para os que creem em vós, a vida não é tirada, mas transformada. E, desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado, nos céus, um corpo imperecível. E, enquanto esperamos a realização de vossas promessas”. Coloque no coração de Deus a experiência dolorosa da perda dessas pessoas queridas. Agradeça ao Senhor pelo dom da vida e peça também a graça de viver a eternidade no tempo presente no compromisso do amor e da caridade.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Todos morreremos, mas podemos descobrir na morte a mão de Deus e oferecer nossa mão de amor a todos, como fez Jesus, como fez Maria, como fizeram tantas pessoas que deixaram suas “marcas” de amor em cada um de nós.
Ação: O que o texto me faz agir
Confessamos que a vida é de Deus e, como Ele, é eterna. E nossa última morada não é sob a lápide fria de um túmulo, mas no coração do mistério de um infinito Amor.
Equipe do Lectionautas.