Como a sabedoria é reconhecida? (Mt 11,16-19)
15 de dezembro de 2017“O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador”.
17 de dezembro de 2017Leitura: Mateus 17, 10-13
“Ao descerem do monte, os discípulos perguntaram a Jesus: ‘Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?’
Jesus respondeu: ‘Elias vem e colocará tudo em ordem. Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram
com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles.’
Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.”
ORAÇÃO
A leitura de hoje, narrada por Mateus, nos faz pensar em mais um aspecto da nossa condição humana: nossa dificuldade em reconhecer Jesus no nosso meio.
Os discípulos perguntavam porque Elias deveria vir primeiro, ao que Jesus responde: ‘Elias vem e colocará tudo em ordem’. Os precursores têm esta missão, vir antes para preparar o caminho, orientar as condutas, dar a todos a oportunidade de estarem prontos para quando chegar o convidado principal… Os profetas foram enviados para sinalizar e iluminar o caminho para a chegada de Jesus.
Mas nem assim as pessoas se aperceberam de que algo muito importante estava para acontecer. Jesus diz: “Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram.”
E assim como fizeram com os profetas, Jesus já sabia que fariam com Ele próprio: “Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles.”
Eram tempos difíceis, havia falsos profetas que confundiam as pessoas e vivia-se um contexto social e político muito conturbado naquele tempo… Era preciso muito discernimento para acolher a vinda do Messias…
Mais uma vez a atualidade da Palavra de Deus se apresenta nos nossos dias: vivemos tempos extremamente difíceis, tanto política quanto socialmente. Diante de tanto desrespeito aos valores éticos e humanos, ficamos ávidos por uma resposta, por uma mudança, por uma nova perspectiva. E não poucas vezes, nos perguntamos quando é que o Senhor virá e colocará ordem em tudo isso…
E a resposta de Jesus aos seus discípulos, naquele tempo, se repete hoje para nós: Ele já está no meio de nós. Mas nem sempre o reconhecemos: às vezes por falta de atenção, às vezes por conveniência, afinal, reconhecer o Cristo e seguir o que Ele nos diz, não é sem consequência. E por isso muitas vezes preferimos dar ouvidos aos falsos profetas, que anunciam de uma forma mais fácil e menos comprometida…
Entendo que esta passagem nos convida a reconhecer o Cristo em todos os nossos irmãos e testemunhar Sua Palavra em todas as ocasiões corriqueiras da nossa vida. Em tempos de tanta desilusão diante da falta de respeito aos valores essenciais, podemos nos sentir privilegiados por sermos seguidores de um Cristo tão ético, respeitoso e humano na sua divindade. Precisamos nos apropriar do seu exemplo, do seu testemunho e ser, nós também, semeadores da Boa Nova.
Senhor Deus, Pai de amor e bondade, pedimos neste dia que seu Santo Espírito nos fortaleça na fé para que perseveremos no trabalho pelo seu Reino de amor, justiça, misericórdia, tolerância e paz.
Maria Luzia de Moraes Fonseca, Família Verbum Dei de Belo Horizonte