“…Eu vos digo a verdade”
24 de maio de 2022“A vossa tristeza se transformará em alegria”
26 de maio de 202225 DE MAIO 4ª feira da 6ª semana do Tempo Pascal
João 16,12-15
“…Ele vos conduzirá à plena verdade”
Iniciemos rezando ao Espírito Santo, que nos conceda a graça de nos deixar conduzir pelo teu amor
Mantra:
Tu és fonte de vida Tu és fogo, tu és amor. Vem, Espírito Santo.
1) Leitura: O que o texto diz?
Jesus prossegue na conversa com os discípulos. Diz a eles que há muito por comunicar, mas será dito no momento oportuno, de forma gradativa, pelo Espírito que os “conduzirá à plena verdade”. Jesus e o Pai são um só. Esta unidade é realizada pelo amor que os une: o Espírito Santo. “Ele receberá e vos anunciará, é meu”. Ele irá relembrando de forma contínua a revelação, a mensagem de Jesus. O Espírito irá conduzir numa perspectiva sempre atualizada e progressiva.
2) Meditação: O que o texto me diz?
A Palavra de Deus é viva, é atual, então, a conversa hoje é conosco, seus discípulos também. Ele nos envia o Espírito que nos orienta, ilumina, guia, nos conduz a verdade: Jesus. N’Ele não há mentiras, enganos… Podemos nos interpelar: O que o Espírito nos anuncia hoje? Qual realidade da nossa vida Ele quer conduzir à plena verdade? Nesse mundo imediatista de hoje, conseguimos parar para escutar, o que o Espírito quer nos recordar, orientar?
3) Oração: O que o texto me faz dizer?
Ó Espírito Santo,
dá-nos a graça de nos deixar conduzir pelo teu amor, pela tua Verdade: que é Jesus mesmo. Ele que nos revela o Pai, sua paciência e misericórdia Que nossos sentidos estejam voltados para vossa silenciosa e inspiradora palavra que nos orienta o pensar, o sentir e o agir conforme a proposta do Evangelho de Jesus e a vontade do Pai. Amém
Em breve silêncio, procuremos ouvir o que o Espírito nos quer comunicar.
4) Contemplação: O que o texto faz em mim?
O texto nos convida a olhar para nossa história, para nossa caminhada de fé. Nossas escolhas, nossas convivências, nossa amizade com Deus. É processo, fomos crescendo, amadurecendo. É como o próprio Jesus nos diz no evangelho: “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora”. Façamos uma memória agradecida… as graças, os desafios, as superações, as descobertas que nossa caminhada de fé, conduzida pelo Espírito, nos proporcionou até aqui.
5) Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Reler o texto: Novamente, ficar ao lado de Jesus, que nos envia o seu Espírito, que nos leva ao encontro pessoal com Ele mesmo. Esse encontro aos poucos, vai transformando nosso jeito de ser e viver. Que o Espírito de Deus, que conduz no caminho da verdade, nos torne cada vez mais humanos e atentos aos apelos de Jesus, na presença dos nossos irmãos, especialmente os mais vulneráveis. Que aspecto preciso melhorar em mim, para me deixar conduzir pelo Espírito de Verdade e Amor?
Ana Angélica Ribeiro – Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2