
“A messe é grande e poucos são os trabalhadores”
6 de dezembro de 2025
07 de dezembro, 2º Domingo do Advento.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 3,1-12
Leitura: O que o texto diz?
O evangelho deste domingo nos revela que João Batista é o broto novo no velho tronco. Ele é o anúncio do novo que está prestes a brotar e ele mesmo começa por lançar água nas velhas raízes, anunciando a conversão do coração. Cultivar as raízes é fazer que, até os velhos troncos renunciem a morrer, mesmo que os cortemos, pois a vida das raízes encontrará novos brotos para continuar crescendo e vivendo. Serão vidas novas; serão troncos novos.
Meditação: O que o texto me diz?
João Batista pode ser duro em suas palavras, mas isso vem de sua própria experiência de vida no deserto e de sua fidelidade a Deus. Ele convida a uma mudança radical de vida. A acolhida de Deus, a acolhida do Reino exige que aprendamos a agir com honestidade e justiça, que produzamos bons frutos em nossa convivência familiar, profissional e social. Os fariseus e saduceus apoiavam-se numa falsa observância religiosa: muita aparência e pouca vivência. João Batista nos convida a uma verdadeira conversão que implica mudar o coração e as ações..
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Colocando-se diante de Jesus, que sempre vem ao nosso encontro, deixe-se envolver por Seu amor… Fale com o Senhor sobre a sua missão de preparar os caminhos Dele no hoje de sua vida e da vida do mundo.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Nestes tempos muitas vezes complicados como é revigorante ouvir uma mensagem clara e direta. Arrependa-se, resolva suas prioridades e faça um balanço de sua vida. Você está pronto para fazer isso? Está preparado para mudar, se necessário? Como você acolhe e anuncia a vinda do Deus Emanuel, Deus conosco?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Contemple a pregação de João Batista, imagine-se participando daquela cena, escute-o: “Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo!”. Neste tempo do advento deixe Deus fazer morada em sua vida, deixe-se envolver pelo Amor que Ele tem por você. E que seu jeito de ser e de agir se converta em verdadeiro amor. Sempre podemos ser um pouco melhor do que somos.



