“… O Espírito do vosso Pai é que falará através de vós”.
26 de dezembro de 2022“Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito”
28 de dezembro de 20223ª FEIRA 27-12-2022 – 3º Dia na Oitava de Natal São João, Apóstolo e Evangelista
“Ele viu, e acreditou.”.
Santo Espírito, ajuda-nos a escutar, crer e vivenciar a Palavra de Deus!
EVANGELHO: João 20,2-8
Leitura. O que diz o texto?
O Evangelho João, é a narrativa do primeiro dia da semana após a crucificação e morte de Jesus. Maria Madalena corre para encontrar Pedro e o discípulo que Jesus amava e diz a eles : “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. Ambos correm para o túmulo, o que chegou primeiro olha dentro do túmulo, mas não entra. Em seguida Pedro chega, entra e vê as faixas no chão e o pano que envolvera a cabeça de Jesus, enrolado num lugar à parte. O discípulo que Jesus amava e, que chegara primeiro então entra: “Ele viu, e acreditou”
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Deus que é puro amor, quis manifestar seu amor por meio da encarnação. Quem o acolhe, o ama, tem pressa de se encontrar com Ele. Madalena, Pedro e o discípulo amado, após a noite de tristeza e desalento, correm e contemplam o túmulo vazio, essa experiência de fé, revigora o ânimo, os ajuda a continuar no amadurecimento da fé. Temos pressa em perceber a presença de Deus, de ouvir sua Palavra e nos deixar revigorar pela esperança e fé na presença do ressuscitado em nosso meio?
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, nós vos louvamos e agradecemos pela sua presença amorosa em nossa vida. Abra nossos olhos para que, por meio da luz do teu Espírito, possamos ouvir e confiar na Tua Palavra. Dá-nos a graça de sermos discípulos amorosos, possamos nós também experimentar profundamente o teu amor e manifestar a nossa fé, dedicando-nos ao serviço do vosso Reino. Ajuda-nos a fazer a vossa vontade. Assim seja!
Contemplação. O que o texto faz em mim?
São João, apóstolo e evangelista, narra de forma profunda a experiência de ser discípulo amado, de serem fiéis seguidores, também Madalena e Pedro (que com ele conviveram e partilharam uma bonita amizade e intimidade), que têm pressa de estar junto com Jesus e, mais que isso, testemunhar a experiência vivida. Temos nos dedicado a reconhecer a presença do Senhor? Temos pressa em fazer e resolver tantas coisas, temos tido pressa em estar com o Senhor?
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Somos chamados a ser discípulos, testemunhas que amam e são amados por Deus. Apressadamente, procuremos por Jesus em nosso cotidiano. Como podemos aprofundar nossa experiência de amizade, fé e amor em Jesus, o “Verbo encarnado”?
Ana Angélica Ribeiro – Especialista em Catequética e membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2