
Aprender a esperar…
13 de dezembro de 2025
14 de dezembro, 3ª Domingo do Advento.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 11,2-11
Leitura: O que o texto diz?
No evangelho de hoje João Batista recebe notícias de Jesus; e o que ele ouve o deixa desconcertado, pois Jesus não corresponde às suas expectativas. João espera um Messias que se imponha pela força terrível do juízo de Deus, salvando àqueles que acolheram seu batismo e condenando àqueles que o rejeitaram. A novidade de Jesus é muito maior do que aquilo que podiam esperar; além disso, o que Ele traz vai na direção contrária do que esperavam do Messias.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus se dá a conhecer através de ações concretas em favor da vida: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam… Jesus sabe que sua resposta pode decepcionar àqueles que sonhavam com um Messias poderoso. Por isso acrescenta: “Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!”. Para conhecer Jesus, o melhor é ver de quem Ele se aproxima e a que Ele se dedica. Para captar bem sua identidade não basta confessar teoricamente que Ele é o Messias, Filho de Deus. É preciso sintonizar-nos com seu modo de ser Messias, que não é outro senão o de aliviar o sofrimento humano, curar a vida ferida e abrir um horizonte de esperança aos pobres.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de aprender esperar, de perceber os pequeninos sinais de novidade que brotam na vida. Peça também que Ele te ajude a fazer da vida um grande Advento, a colocar sua vida na confiança, na esperança de que o “novo” vem. Que você nunca duvide de que Deus é sempre novidade.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Como cristão, a que Messias você segue hoje? Somos seguidores de uma Pessoa que fez do compromisso com a vida, o centro de sua missão ou seguidores de uma religião só preocupada com ritos, doutrinas, leis…? Dedicamo-nos a fazer as “obras” que Jesus fazia? Deixamos transparecer o “espírito do Advento” no nosso encontro com os outros?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro?”, pergunta João. O centro da missão de Jesus é aliviar todo sofrimento humano, restabelecendo a vida onde ela está ferida. Este é o Messias em quem acreditamos. Quando se luta contra o sofrimento, quando se alivia a dor, quando se abre uma vida mais sadia… ali está atuando o Reino de Deus. O que Jesus fez, fundamentalmente, foi curar a vida. Seguir Jesus é escolher outros caminhos.



